Os personagens mais oprimidos (e inspiradores) na história do cinema – Parte 4

Por fim, a lista de personagens infortunados chega a sua última parte trazendo, claro, mais dois azarados com muito a ensinar. Selma Ježk...

Por fim, a lista de personagens infortunados chega a sua última parte trazendo, claro, mais dois azarados com muito a ensinar.


Selma Ježková

Porque ela é miserável: Selma controla e guarda cada sentavo que pode, além de tentar desesperadamente esconder que o fato de que, por causa de uma doença degenerativa, está ficando cega. Seu amigável patrão, desesperado por dinheiro, rouba do estoque que ela guarda para pagar o tratamento do filho que tem a mesma doença e arma para que ela saia do trailer que fica em uma propriedade. Quando ela o enfrenta, ele pede para que ela o mate ao invés de deixar sua mulher descobrir – o que ela faz, resultando em seu julgamento e condenação por assassinato. Ela é condenada à morte por um juiz insensível e um júri preconceituoso.

Porque ela é inspiradora: Tudo o que Selma faz é por amor a seu filho e roubando seu próprio dinheiro de volta e o levando para a escola de seu filho antes que a polícia a capture, ela consegue salvar a visão dele. Ela também lida com sua vida horrível através de devaneios com musicais de Hollywood, o que pode não ajudar muito, mas, pelo menos, torna a vida dela mais suportável.


Dobby

Porque ele é miserável: Isso pode ter sido muito retirado das versões cinematográfica, mas, no universo de Harry Potter, elfos domésticos como Dobby são, basicamente, escravos e seus serviços não são pagos nem existe a possibilidade de libertação a não ser que o mestre faça isso. Isso pode não ser um grande problema se você trabalha em um bom lugar, como as cozinhas de Hogwarts (onde os elfos domésticos são bastante incomodados por Hermione e sua Frente de Apoio a Libertação dos Elfos-domésticos), mas se você trabalha com os Malfoy, você pode contar com espancamentos regulares, fome constante, abusos verbais, além de aguentar bruxos das trevas.

Porque ele é inspirador: Os melhores esforços de Dobby quase sempre trazem desastres para quem ele tentou ajudar (normalmente, Harry Potter), mas você não pode culpá-lo por fazer tudo o que pode para proteger o Menino que Sobreviveu de um perigo claro e próximo – e ele o faz mesmo correndo um grande risco. Dobby continua a ter um papel heroico durante a série, sempre colocando o bem-estar dos outros a frente do seu próprio, agindo desproporcionalmente ao seu pequeno tamanho.


E aí? Ficou inspirado?

RELACIONADOS

0 recados