Perfil dos indicados: Precious: Based on the Novel Push by Sapphire

Porque vai ganhar: O prêmio de Melhor Filme normalmente vai para o cinema de grande escala e de varredura, mas o drama pia da cozinha de Le...

Porque vai ganhar: O prêmio de Melhor Filme normalmente vai para o cinema de grande escala e de varredura, mas o drama pia da cozinha de Lee Daniels oferece algo que pode ser ainda mais potente em um período de recessão: relevância social. O extenuante, mas estranhamente animador conto de analfabetos negros com a adolescente Claireece Jones Precious vai se harmonizar com os membros da Academia em um momento em que o bem-estar social e de luta estão raramente longe de pensamentos das pessoas (sim, mesmo em Hollywood). Candidaturas individuais para Daniels, Gabourey Sidibe e Mo'Nique mostram que a Academia está levando isso a sério.

Porque não vai ganhar: Se Hollywood der o prêmio de Melhor Filme para uma obra minúscula, sem estrelas, com incesto, estupro e violência doméstica, essa será uma das grandes viradas do cinema. Em suma, o Oscar gosta de um realismo social, talvez um pouco menos – como dizer? – realista que este (ver: Crash). Ao mesmo tempo, o público de festivais tem respondido à mensagem edificante e é difícil imaginar que os membros da Academia irão dar o prêmio final para um filme que eles assistirão do sofá de casa.

RELACIONADOS

1 recados

  1. Preciosa não vai ganhar, porque não merece.
    É um filme ruim. Impressionante como tem uma história forte nas mãos e não produz nada sobre ela senão drama fácil.

    ResponderExcluir