Divagações: It’s Complicated

Ainda existe esperança para o reino da comédia. Embora o gênero seja normalmente desconsiderado em premiações, It’s Complicated deu o ar de...

Ainda existe esperança para o reino da comédia. Embora o gênero seja normalmente desconsiderado em premiações, It’s Complicated deu o ar de sua graça em mais de uma ocasião. Não chegou ao Oscar, verdade, mas quase...

Meryl Streep está simplesmente ótima como Jane, a mãe de três filhos perfeitinhos, uma mulher divorciada e (quase) bem resolvida que está há algum tempo sem um namorado novo. Seu ex-marido Jake, interpretado por Alec Baldwin, vive com uma moça muito jovem e charmosa, de origem latina e com um filho pequeno (Lake Bell e o menino Emjay Anthony).

Os dois vivem momentos importantes de suas vidas. Jane irá finalmente fazer uma reforma em sua casa e Jake irá ter um filho com sua segunda esposa. Mas Jane, por alguma razão, sempre se esquece dos encontros com Adam, seu arquiteto (um contido Steve Martin). Por sua vez, Jake está tomando remédios que diminuem sua fertilidade... Os dois vivem em relativa paz há algum tempo, até que se encontram na formatura do filho e passam um dia vivendo “como nos velhos tempos”.

É uma comédia de gente grande. O importante não é a curtição, mas o modo de levar a vida. Vale mais a pena tentar reescrever o passado, viver o presente como se não houvesse amanhã ou inventar um novo futuro?

Não é um filme de respostas fechadas. Enquanto alguns torcem pelo romântico Adam, outros preferem a alegria cheia de energia de Jake. Também é possível ser solidário com os dilemas de Jane, ao mesmo tempo em que sua indecisão contrastante com suas conquistas pode irritar. Ser gente grande não é fácil. Ou talvez não exista essa história de amadurecimento. Como diria o título do filme no Brasil, é “simplesmente complicado”.

RELACIONADOS

0 recados