Divagações: The Hangover

Alguém me explica porque um filme que parece tão bobo conseguiu ser o DVD de comédia mais vendido da história nos Estados Unidos? E ser a c...


Alguém me explica porque um filme que parece tão bobo conseguiu ser o DVD de comédia mais vendido da história nos Estados Unidos? E ser a comédia para maiores mais lucrativa de todos os tempos? E ganhar o Globo de Ouro?

Ok, essa era eu antes de ver The Hangover. Tudo o que eu sabia era que o filme era sobre um grupo de homens que vai a Las Vegas para uma despedida de solteiro, perde o noivo e encontra um bebê e um tigre no quarto do hotel. E que, lá pelas tantas, aparecia o Mike Tyson.

Sim, isso confere. Mas o legal está na maneira como isso foi feito. É o jeito de contar essa história que faz o filme ser legal – e ele é legal (isso é muito entusiasmo vindo de alguém que não gosta muito de comédias).

A noite em que eles devem aprontar todas simplesmente não está no filme. Você também não sabe o que aconteceu, quase como se fizesse parte daquela enrascada toda. Assim, você acompanha os personagens a medida em que eles procuram refazer seus passos e descobrir o que exatamente eles fizeram na noite anterior (como surgiu o tigre, de onde veio o bebê, como Stu perdeu seu dente etc.).

Uma grande vantagem é que não se trata de um grupo de babacas. O noivo perdido era um cara bastante razoável antes da viagem e seus amigos Stu (Ed Helms) e Phil (Bradley Cooper) são pessoas tão maduras quanto um homem pode ser na sua juventude (só por isso você percebe que é uma mulher quem escreve), que trabalham e tem relacionamentos estáveis. Só o futuro cunhado Alan (Zach Galifianakis) é um cara meio estranho, mas deixa isso pra lá...

Ou seja, apesar da situação do quarto no dia seguinte ser totalmente bizarra, não se trata de um filme abobado sobre um grupo de adolescentes descobrindo a vida como se nunca tivessem visto uma torta de maçã pela frente. É um filme interessante, para ser visto sem culpa e com o espírito leve. Não vou dizer que mereceu toda a lucratividade que teve e o Globo de Ouro, até porque é estranho ver uma comédia ser premiada (quantas você conhece?), mas, de qualquer modo, é um bom entretenimento.

Afinal, quem nunca deu uma grande mancada na vida?

RELACIONADOS

0 recados