Divagações: The Men who Stare at Goats

Durante algum tempo, fugi de The Men who Stare at Goats . Evitei ao máximo, fiz de tudo. Esqueci de levar o DVD para a casa do namorado, peg...

Durante algum tempo, fugi de The Men who Stare at Goats. Evitei ao máximo, fiz de tudo. Esqueci de levar o DVD para a casa do namorado, peguei filmes que ele queria muito ver, enfim, tentei deixar o filme o mais longe possível do aparelho de DVD. A razão? Não sei. Talvez o título seja um pouco assustador demais para mim ou a perspectiva de ver George Clooney e Ewan McGregor juntos fosse um sonho que eu não queria realizar. Era um receio consciente com uma reação inconsciente bem maior – e desnecessária.

The Men who Stare at Goats é uma comédia sobre coisas sérias. No caso, a guerra do Iraque. A história é completamente bizarra e baseada no livro de Jon Ronson. O detalhe é quando você percebe que aquilo tem muita verdade inclusa (se tiver tempo, assista com os comentários do autor). Assim, está presente aquela acidez típica das comédias realmente boas e de conteúdo.

O narrador é o jornalista Bob Wilton (Ewan McGregor). Com uma carreira sem graça e uma grande desilusão amorosa, ele resolve ser correspondente de guerra. O problema é que ele não consegue atravessar a fronteira para viver sua grande aventura. Até o surgimento de Lyn Skip Cassady (George Clooney), um soldado norte-americano com poderes paranormais (ou quase isso). Juntos, os dois se envolvem em muitas confusões pelo deserto, ao mesmo tempo em que Cassady conta como foi seu treinamento e a jornada de seu mestre Bill Django (Jeff Bridges). Sua atual missão é justamente encontrar o mestre que apareceu para ele em uma visão, mas que – na verdade – está trabalhando com um rival, Larry Hooper (Kevin Spacey).

O absurdo da guerra, dos conflitos, de um exército armado, todos esses assuntos são abordados em um filme que, apesar da temática delicada, procura não ofender ninguém (talvez os militares se sintam mal representados, mas isso é cisma deles). Nem americanos nem iraquianos são santos ou demônios e ninguém sabe exatamente o que está fazendo. As pessoas apenas vivem suas vidas do jeito que podem. Embora algumas tenham a capacidade de dissipar nuvens com o olhar... A entrada da filosofia New Age e a aplicação de programas militares paranormais entram em um contexto onde tudo é tão absurdo que você não chega a descartar totalmente a possibilidade.

Só não exagere no olhar crítico e perca o que há de legal. The Men who Stare at Goats é, acima disso, um filme divertido que utiliza do disparate para encantar. O treinamento militar alternativo é cômico e inusitado, valendo a pena acompanhar o desenrolar da história do grupo e o desenvolvimento das habilidades individuais – inclusive a que dá título ao filme, quando Cassady mata uma cabra com o olhar.

No final das contas, meu medo era infundado e, em grande parte, fruto da ignorância sobre o assunto do filme e sua abordagem. Então, se você leu até aqui, pode ir em frente e de cabeça erguida. Encare o filme sem medo e se deixe envolver por vencedores e vencidos dessa batalha sem muito propósito.

RELACIONADOS

1 recados

  1. me deixou com vontade de ver o filme, vou procurar para assisti-ló.

    Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir