Divagações: Tron - Legacy

As expectativas para assistir Tron: Legacy se resumiam a ver efeitos especiais legais e um filme com cara (e figurino) dos anos 1980. Parti...

As expectativas para assistir Tron: Legacy se resumiam a ver efeitos especiais legais e um filme com cara (e figurino) dos anos 1980. Particularmente, não esperava muito da história – e acho que essa as demais pessoas na sala também não. Se você for ver o filme com esse espírito é bem provável que você goste e se divirta, especialmente em salas 3D de boa qualidade e com um bom som. O único problema é ter que ver dublado (existe algum lugar que esteja exibindo em 3D e legendado?).

Enfim, Sam Flynn (Garrett Hedlund) é um jovem um tanto quanto rebelde e acionista de uma grande corporação na área de informática. Mas ele não se importa muito com a empresa, aliás, discorda bastante da política adotada, uma vez que ela difere bastante dos ideais de seu pai. Desaparecido há quase vinte anos, Kevin Flynn (Jeff Bridges) era o protagonista do primeiro filme. Ele já é considerado morto pelos familiares e colegas, mas está preso em uma realidade virtual controlada por um programa que criou a sua imagem e semelhança, chamado Clu (Jeff Bridges). No entanto, Sam consegue entrar, abrindo o portal que possibilita também o retorno do pai e de sua nova amiga Quorra (Olivia Wilde) ao mundo real – o que não vai acontecer sem um bocado de resistência e perseguição, pois Clu também adoraria sair.

Quem não viu o filme anterior ou não lembra da história, também não precisa se preocupar. Tron: Legacy explica mais ou menos o que aconteceu antes de uma maneira rapidinha. Afinal, o que importa mesmo são as motos, as perseguições, as luzes, as festas, os drinques, as lutas etc.. Não que a história seja completamente dispensável. O filme traz elementos interessantes, mas a ideia de alguém que “entra em um computador” e encontra uma sociedade de programas lá dentro não é mais tão convincente quanto deveria ser a vinte anos.

A estética com roupas brilhantes, veículos arredondados e pessoas que parecem robozinhos (que me deixava apreensiva a cada novo material promocional) acaba sendo menos incômoda com o tempo, afinal, é como se fosse um fliperama transformado em realidade. Talvez os mais novos acabem cismando mais com isso, mas no geral não é um problema – é até uma diferenciação interessante quando se compara a outros filmes do gênero. Na verdade, eu achava que isso poderia ser modernizado até que vi como era no primeiro filme e percebi como está melhor! Se você duvida, veja o trailer.

No geral, o filme tem um bom ritmo e diverte. Não se prenda aos termos de informática ou às informações técnicas que os personagens tentam passar, apenas embarque na ideia e pense em quantas vezes você imaginou como seria legal entrar no seu jogo de videogame e realmente viver aquilo (se você não teve infância ou nunca imaginou algo parecido, talvez essa seja uma boa oportunidade de relaxar). Tudo bem que a estrutura é um pouco óbvia e você fica com a sensação de já ter visto um filme parecido antes... O protagonista também vai perdendo o carisma aos poucos, mas nesse ponto você já está entretido com os demais personagens – e o filme é do Jeff Bridges, não adianta.

Agora, alguém pode explicar qual é a grande importância desse tal de Tron? Ele mal aparece no filme, não faz nada e ainda tem seu nome no título. É para só fazer sentido para os fãs do primeiro filme ou será que cortaram alguma cena importante?

RELACIONADOS

1 recados

  1. Para este nerd aqui, algumas informações técnicas foram interessantes...

    A importância do Tron se resume nisso: ele é um programa que foi criado no primeiro filme, para lutar pelos usuários (logicamente no primeiro longa, ele teve a sua devida importância). O outro personagem, o Rinzler, é o Tron só que modificado... Então...

    ResponderExcluir