Livros: O Prazer dos Olhos - Escritos sobre cinema

Ano novo, seção nova aqui no blog. Por enquanto, não posso prometer nenhuma periodicidade, mas gostaria de conquistar alguma. O objetivo aqu...

Ano novo, seção nova aqui no blog. Por enquanto, não posso prometer nenhuma periodicidade, mas gostaria de conquistar alguma. O objetivo aqui é contar um pouco sobre os livros que já li (ou lerei) sobre cinema. Não sou nenhuma grande entendida e também não tenho nenhuma biblioteca gigantesca em casa, então não esperem muita coisa.

Um dos meus favoritos é O Prazer dos Olhos: Escritos sobre cinema que eu comprei há alguns anos sem nem saber muito bem quem era François Truffaut. Nem preciso dizer que me apaixonei rapidinho. Ele escreve maravilhosamente bem e é um grande admirador do cinema. Sabe dizer o que é bom e o que é ruim no cinema francês e no de outros países, como Estados Unidos e Itália. É capaz de elogiar gratuitamente e criticar sem ofender.

Um aspecto interessante do livro é que Truffaut realmente era ensaísta e escrevia com frequência para revistas especializadas. Seus escritos sobre cinema datam a antes de sua estreia na direção e alguns chegam a falar desse processo.

No site da editora, é contado um pouco da história do livro:

“Os artigos reunidos nesse volume abrangem um período bastante amplo de sua atividade crítica e foram publicados em revistas como Arts e Cahiers du Cinéma, abordando os diretores e críticos que François Truffaut admirava – como Jean Renoir, Alfred Hitchcock, Orson Welles, André Bazin, Henri Langlois –, os atores com quem trabalhou e os problemas do cinema francês de sua época”.

No Brasil, o livro é publicado pela editora Zahar e tem 352 páginas fáceis de ler, com uma diagramação criativa e que sabe aproveitar bem os brancos. O original tem o título Plaisir Des Yeux: Écrits Sur Le Cinéma e é publicado pela Cahiers du Cinéma. Recomendo essa edição para quem tiver a oportunidade (e a habilidade) de ler no original, afinal, nesse país os livros importados muitas vezes são mais baratos que os nacionais.

Já quem quiser saber um pouco mais sobre o autor antes de se aventurar, seus filmes mais conhecidos são Les quatre cents coups, Jules et Jim, Fahrenheit 451 e Le dernier métro.

Enfim, quem tiver algum livro para indicar, por favor! Estou aceitando sugestões. Quem quiser acrescentar algo sobre esse livro, sinta-se a vontade. Lembrando que estou sempre a disposição para conversar sobre cinema através do twitter do Cinema de Novo.

RELACIONADOS

1 recados

  1. Que legal essa nova seção, sobre livros e cinema, gostei da dica, procurarei ler!!!


    Abraço! =D

    ResponderExcluir