Divagações: Duck Soup

Groucho , Harpo , Chico e Zeppo . Os quatro irmãos Marx estão reunidos pela última vez em Duck Soup . Mas calma! Não houve nenhuma desgraça...

Groucho, Harpo, Chico e Zeppo. Os quatro irmãos Marx estão reunidos pela última vez em Duck Soup. Mas calma! Não houve nenhuma desgraça, o irmão mais novo, Zeppo, apenas abandonou o grupo para se dedicar a outras atividades. De qualquer forma, ele tem pouco destaque em Duck Soup, uma vez que é o “mais normal” dos irmãos, ou seja, não investiu em características marcantes como bigodões ou cacoetes. Para quem tem dificuldades na hora de reconhecer: Groucho é o do bigode e cabelos pretos, Harpo é o falso mudo com as buzinas, Chico é o com sotaque estranho e Zeppo é o cara comum.

A história contada se passa no país Freedonia, que sofre com a má administração. Tentando reverter a situação, a ex-primeira dama e rica viúva Gloria Teasdale (Margaret Dumont) impõe a nomeação de Rufus T. Firefly (Groucho Marx) como governante do país em troca de um empréstimo que tirará Freedonia da bancarrota. O novo homem no governo, no entanto, não tem uma gestão tranquila, uma vez que o embaixador da Sylvania (Louis Calhern) mandou dois detetives para vigiá-lo (Harpo Marx e Chico Marx). Em pouco tempo, os dois poderosos rivais pelo coração de Gloria (ou seria pelo dinheiro?) acham uma desculpa para declarar guerra entre os países que representam.

Contada desse jeito, até parece que Duck Soup pode ser um filme sério. Não se engane: é uma comédia pastelão típica e das melhores. Exagerados, cheios de manias absurdas e dedicados a atrapalhar os demais personagens, os irmãos Groucho, Harpo e Chico dominam o filme todo de uma maneira incrível, deixando a história acontecer praticamente como se estivesse sendo improvisada naquele momento. Destaque para a cena em que os três estão vestidos como Rufus T. Firefly – e proibidos de fazer qualquer barulho. Sobre Zeppo: bom, ele aparece em um número de dança.

O filme é curtíssimo, com míseros 68 minutos, mas isso é o suficiente para se perceber o estilo de humor próprio dos irmãos Marx. Além disso, essa também é a última obra dessa trupe familiar feita na Paramount Pictures, estúdio onde eles tinham um pouco mais de liberdade que na Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), onde foram trabalhar posteriormente. Só por isso já dá para perceber o quanto o filme é marcante, não? Mas se isso não representar nada para você, saiba que o filme também consta na lista dos 250 melhores filmes de todos os tempos, presente no Internet Movie Database (IMDB). Ou seja, tem estilo e é bom, mesmo datando de 1933 e sendo em preto e branco.

Claro que, no fundo, não é isso o que importa em Duck Soup. Antes de qualquer coisa, trata-se de uma comédia, então a prioridade é a sua diversão. Ria bastante com as trapalhadas, as piadas gratuitas, os momentos de humor físico, as músicas e danças, as manias dos personagens, enfim, ria de absolutamente tudo. O filme foi feito para isso e ele é perfeitamente capaz de cumprir esse objetivo. E lembre-se: Não é sem razão que os irmãos Marx são referência no humor até hoje.

RELACIONADOS

0 recados