Divagações: Machete

Já que hoje é o aniversário de Michelle Rodriguez , que tal trazer um pouco mais dela para o Cinema de Novo? Machete é um filme que eu gost...

Já que hoje é o aniversário de Michelle Rodriguez, que tal trazer um pouco mais dela para o Cinema de Novo? Machete é um filme que eu gostaria que já tivesse passado por aqui faz certo tempo, mas que nunca chegou aos cinemas brasileiros. Vamos admitir que essa história de lançar diretamente em DVD traz um desânimo... Ainda assim, não se deixe levar por esses distribuidores malvados e dê uma chance ao filme!

Se você teve a sorte de ver Planet Terror nos cinemas (ou em casa, tanto faz), você já deve estar um pouco familiarizado com a história. Afinal, esse era um dos trailers “de brincadeirinha” que apareciam antes do filme. Só que ele era tão legal que todo mundo quis mais – até que a história inteira foi ganhando corpo até virar um filme por si só.

Enfim, Machete Cortez (Danny Trejo) é um ex-policial federal mexicano. Por ser honesto, ele acaba se dando mal ao enfrentar seus colegas corruptos, especialmente Rogelio Torrez (Steven Seagal, muito gordo). Para sair dessa situação, ele entra nos Estados Unidos como imigrante ilegal – apenas para encontrar um senador fazendo campanha contra os imigrantes. John McLaughlin (Robert De Niro) está em plena campanha para reeleição, enquanto seu assessor Michael Booth (Jeff Fahey) só pensa em lucrar com o tráfico de drogas. Do lado dos mexicanos está a guerrilheira Luz (Michelle Rodriguez), a agente da imigração Sartana (Jessica Alba, que tem uma falsa cena de nudez), o padre Cortez (Cheech Marin) e mais uma galerinha da pesada. Para completar, Lindsay Lohan também tem uma bela participação. Digamos que a briga é boa!

O filme traz uma intriga política tão possível quanto absurda (pois é), mas isso é o que menos importa. A direção de Robert Rodriguez deixa bem claro a todo instante que o mais relevante nesse caso não é prestar atenção na história, mas se divertir com todos os elementos colocados ali especialmente para o seu entretenimento – inclusive a bizarra cena da piscina/lagoa paradisíaca com a Lindsay Lohan. As motivações do personagem principal são seguradas por fiapos de história que só servem para deixá-lo irritado: afinal, queremos que ele chegue ao ponto para ter um casaco cheio de machetes afiadas, certo? Ou não era isso o que você queria quando resolveu ver um filme estrelado por Danny Trejo (ignore o fato de ele ser primo em segundo grau do diretor)? O cara passou onze anos preso e só foi “descoberto” porque tinha cara de criminoso e daria um bom extra para Runaway Train.

Aliás, esse filme merece levar crédito por suas caricaturas. Cada personagem é uma piada, mas uma piada cruel a respeito de um setor da sociedade. Aqueles que se identificarem precisam procurar um analista com urgência, não importa se foi com um dos mocinhos ou um dos bandidos (os conceitos são relativos na vida real, mas bem demarcados no filme).

Obviamente, Machete é muito violento e o sangue cenográfico escorre para todos os lados. Caso isso não faça o seu tipo, simplesmente desista. O filme foi feito para quem gostou de Planet Terror (e Death Proof) e gostou. Afinal, mesmo tendo sido mal recebido na época (pelos chatos), Grindhouse continua a produzir pérolas. Thanksgiving, dirigido por Eli Roth, está previsto para 2013.

Obs.: A aniversariante pode não ficar com o mocinho no final, mas ela tem um tapa-olho e isso vale mais a pena nesse tipo de filme!

RELACIONADOS

2 recados