Divagações: The Expendables

Quando Sylvester Stallone anunciou que iria roteirizar e dirigir um filme chamado The Expendables , com a intenção de reunir toda a galera ...

Quando Sylvester Stallone anunciou que iria roteirizar e dirigir um filme chamado The Expendables, com a intenção de reunir toda a galera dos filmes de ação de antigamente, as opiniões se dividiram. Muita gente achou que era piada, alguns esperavam por um desastre e outros queriam uma homenagem a pancadaria.

Felizmente para os fãs do “cinema brucutu”, quem apostou na última opção acertou. Stallone, obviamente, tem experiência no ramo. Com vinte roteiros no currículo e sete filmes dirigidos até então, ele sabia o que estava fazendo. Assim, não foi difícil reunir gente como Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Mickey Rourke, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger (sim, até o governador deu o ar da graça). Isso sem contar a vantagem de que muitos desses atores estarem a tempos em busca de filmes com maior destaque, já que a idade pesa e o gênero não anda muito valorizado. De lambuja, escolheram a bela mexicana/brasileira Giselle Itié para fechar o elenco.

A história não tem muito segredo. Um grupo de mercenários é contratado para matar o ditador de um país em uma minúscula ilha da América Latina de localização não muito bem definida, onde se fala espanhol (mesmo que as filmagens tenham ocorrido no Brasil). Lá, eles conhecem a filha da futura vítima e descobrem que um ex-agente da CIA está envolvido com o tráfico de drogas na região. O que importa é que todos estão armados até os dentes, inclusive o poderoso exército local, que parece ter mais gente que a população completa.

Cheio de explosões, tiros e pancadaria, The Expendables é justamente o que você podia esperar dele. O filme não é inteligente, não é bonito, não é romântico, não é engraçado (bom, tem humor para tudo). É ação do começo ao fim, mas sem o exagero de cenas de perseguição com múltiplos meios de transporte que nos acostumamos a ver em Mission: Impossible e derivados. Ou seja, é o tipo de coisa que as crianças assistiam escondidas enquanto os pais dormiam em plenos anos 1980 (às vezes deixavam passar na Sessão da Tarde também).

O resultado desse posicionamento nostálgico foi um sucesso de bilheteria em todo o mundo. Assim, nem esperaram o filme sair de cartaz para começarem os boatos de uma continuação – até porque o roteiro deixa boas margens para uma nova aventura. Em The Expendables 2, Sylvester Stallone resolveu deixar a direção para Simon West e o roteiro para David Agosto e Ken Kaufman. A estreia está prevista para agosto do ano que vem, mas poucos nomes estão confirmados. É possível que a personagem de Charisma Carpenter se torne a grande mocinha da vez e Jean-Claude Van Damme ainda não disse se vai ou não entrar para a turma (dizem que vai!).

Por hora, no entanto, vale a pena trocar a programação da televisão de domingo para assistir The Expendables. Eu só não recomendo para pessoas excessivamente delicadas e que, por natureza, nunca gostaram desse tipo de filme. Os demais não devem se importar em esvaziar a mente e simplesmente deixar acontecer, para depois ir dormir e continuar a vida como se nunca tivessem visto o filme. Vazio? Sim. Entediante? Nunca.

RELACIONADOS

0 recados