Livros: A Força Está com Você

Talvez você tenha reparado (ou não) que faz tempo que eu não coloco um livro aqui no blog. A verdade é que eu havia prometido a mim mesma qu...

Talvez você tenha reparado (ou não) que faz tempo que eu não coloco um livro aqui no blog. A verdade é que eu havia prometido a mim mesma que falaria sobre um a cada primeira segunda-feira do mês. O problema é que eu me atrapalhei com as minhas leituras e agosto foi passando... Mas prometo que a postagem de setembro vai sair na data certa, ou seja, na semana que vem!

O livro que da vez é A Força Está com Você: Mensagens do Cinema que Inspiram nossa Vida. Quem gosta de obras assim provavelmente quer que eu diga que o livro veio parar em minhas mãos ao acaso – e, bom, foi quase isso. Eu ganhei uma promoção no Twitter e tive que escolher em pouquíssimo tempo alguns livros para chamar de meus. Como as opções eram muitas, dei preferências para livros que eu já cobiçava e, depois, dei uma olhada por temática. E esse era o único livro sobre cinema (depois dizem que eu não penso no bem do blog).

Escrito pelo produtor Stephen Simon (mais conhecido como Stephen Deutsch), o título original do livro é The Force is With You. Ele foi originalmente publicado em 2002, mas só chegou ao Brasil em 2007. Apesar do que o título pode dar a entender, o livro é mais sobre cinema que sobre autoajuda – na verdade, ele fala sobre filmes de autoajuda (ou espirituais, para usar a terminologia da obra). Simon direcionou toda a sua carreira de produtor para lidar com essa temática, preferindo filmes com um significado mais profundo a obras meramente comerciais.

Apesar de trazer um ponto de vista bastante interessante sobre obras como Mulholland Dr., Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb e outras, acredito que esse não deveria ter sido o foco do autor. Sua trajetória como produtor de Somewhere in Time e What Dreams May Come é bem mais fascinante. Até porque não é sempre que temos a oportunidade de ler a opinião de alguém que faz parte da indústria cinematográfica, mas não é um dos grandes – só um cara comum que, por acaso, trabalha com isso.

Para quem não se importa com o tom levemente religioso que está impregnado no livro, a leitura vale a pena. Também é possível fazer uma lista interessante de filmes mais sensíveis para você assistir quando a situação pedir (sei lá, durante a TPM ou na companhia da sua mãe). Na verdade, depende do que você está procurando, afinal, a resposta está dentro de você.

RELACIONADOS

1 recados

  1. A proposta d filme é interessante, mesmo que não tenha me deixa exatamente curioso. Se houver oportunidade, irei ler.

    Abs ;)

    ResponderExcluir