Livros: Alfred Hitchcock (Masters of Cinema)

Poucos livros me deixaram tão felizes ultimamente quanto os da coleção Masters of Cinema, lançado...

Poucos livros me deixaram tão felizes ultimamente quanto os da coleção Masters of Cinema, lançados em 2010 pela Phaidon Press. Além de serem bonitos e bem informativos, eles tem um bom preço, em torno de R$22,00. Isso sem contar o renomado nome da revista Cahiers Du Cinéma, que garante credibilidade ao livro.

O primeiro desses livros que li é o Alfred Hitchcock. Com 102 páginas e muitas fotos, a leitura é um pouco mais pesada do que se poderia esperar a primeira vista. O autor, Bill Krohn, é um grande estudioso a respeito do diretor e cita diversos estudos, além de mencionar algumas maneiras diferentes de se interpretar o trabalho de Alfred Hitchcock. De acordo com o próprio livro, em seus vinte anos de carreira como correspondente da Cahiers Du Cinéma, ele entrevistou muitos dos colaboradores de Hitchcock e, observando a diferença entre o homem que ele achava que conhecia e o homem que descreviam, resolveu escrever o livro. Ou seja, definitivamente, esse não é o livro ideal para quem está começando a se interessar pelo tema.

Ainda assim, não se trata de um livro destinado a especialistas, mas a pessoas que admiram os filmes do diretor e querem ampliar sua visão a respeito deles. Em ordem cronológica, é feita uma retrospectiva de todos os filmes de Hitchcock, separados de acordo com a situação em que se encontrava na carreira. Mudanças tecnológicas, como o crescimento da popularidade da televisão, o 3D e os grandes formatos, também são levados em consideração.

Outro aspecto interessante são as constantes comparações com o diretor contemporâneo a Hitchcock, Cecil B. DeMille. Também ganham atenção especial os filmes mais conhecidos, como Rebecca, Rope, Rear Window, Vertigo, Psycho e The Birds.

Alguns aspectos da vida pessoal de Hitchcock também são mencionados no decorrer do livro, mas sempre com observações de como essa característica acabaria influenciando seu trabalho. Sua religiosidade, seus medos e seus pontos de vista acabavam transparecendo de maneira sutil, porém frequente, em seus quase 70 trabalhos. A esposa do diretor, Alma Reville, aparece com frequência nas fotos – até porque ela não foi uma parceira só na vida privada, mas também no trabalho, ao ser a roteirista de diversos filmes.

Ao final, o leitor encontra uma listagem de todos os filmes do diretor acompanhada de uma pequena foto e alguns detalhes básicos. O livro também contém um resumo dos principais acontecimentos de sua vida.

RELACIONADOS

0 recados