Livros: 501 Must-See Movies

Já que estamos em novembro, vou relembrar um livro que ganhei de natal e que considero uma ótima opção de presente para aquela pessoa q...

Já que estamos em novembro, vou relembrar um livro que ganhei de natal e que considero uma ótima opção de presente para aquela pessoa que adora cinema – e está sempre ansiosa por saber mais sobre filmes. 501 Must-See Movies faz parte de uma coleção que sempre inclui 501 de alguma coisa (livros, lugares para conhecer, cidades, maravilhas naturais etc.). Essa coleção é razoavelmente fácil de ser encontrada em livrarias brasileiras, tanto em inglês quanto em versões traduzidas para o português. Os preços também não são muito elevados e sempre há alguma promoção. A edição que eu tenho tem exatamente a mesma capa da imagem ao lado, mas há uma nova versão com a Penélope Cruz (nem preciso dizer que prefiro a Audrey Hepburn). O volume tem 544 páginas e foi lançado pela editora Bounty Books. A versão nacional, chamada 501 Filmes que Merecem ser Vistos, foi publicada pela Larousse.

Ao conteúdo! Os 501 filmes do título estão realmente lá (acredite, eu contei) e são divididos em 10 seções: Ação e Aventura, Comédia, Drama, Terror, Musical, Romance, Ficção Científica e Fantasia, Mistério e Suspense, Guerra, e Faroeste. Há 50 filmes recomendados em cada uma delas, exceto em uma – mas eu não vou contar em qual para não estragar a surpresa (eu me surpreendi). A organização dentro de cada categoria é por ordem cronológica, de maneira que não há o filme que “mais merece ser visto”. Cada um dos títulos selecionados possui seus méritos e realmente ganhou seu lugar no livro com honra, embora muitos nomes importantes tenham ficado de fora, pois havia uma limitação clara na quantidade de filmes. Eu senti falta de uma categoria para animações, mas ninguém é perfeito.

Aliás, vale deixar claro que esse não é um livro da Taschen. Um olhar mais rápido poderia até enganar, mas não espere a mesma qualidade no papel, na capa e na diagramação (eu nem sou fã da editora). Isso, no entanto, não quer dizer que o livro seja de má qualidade ou feio – pelo contrário, ele é lindo –, só não quero que as pessoas criem expectativas demais.

O conteúdo também não é riquíssimo, como em qualquer obra desse tipo que dá preferência às imagens. Ainda assim, há muitas informações interessantes e é possível aprender bastante sobre cinema. Os autores, que tiveram muito trabalho ao fazer a seleção, parecem comentar mais sobre porque o filme entrou na lista do que sobre as razões que o tornam realmente único e bom. Para quem já tem um bom conhecimento sobre cinema, alguns trechos podem decepcionar ou soarem estranhos (isso sem contar algumas inevitáveis falhas pontuais).

Na estante ou na mesa de centro, o livro faz bastante volume e impressiona. Já quem efetivamente quiser ler, vai receber ótimas indicações de filmes em diversos gêneros. 501 Must-See Movies vale a pena como o início de uma caminhada, dando as indicações sobre qual trilha leva para um bom destino.

RELACIONADOS

0 recados