Divagações: American Reunion

Qual é o público-alvo de American Reunion ? Afinal, em 1999, quando estreou American Pie , o filme era direcionado para garotos um pouco ...

Qual é o público-alvo de American Reunion? Afinal, em 1999, quando estreou American Pie, o filme era direcionado para garotos um pouco mais jovens que os personagens. Convenhamos, apesar da classificação etária recomendada, um rapaz do Ensino Médio não quer ver a si mesmo retratado de forma ridícula, mas seu irmão mais novo – com todas as suas dúvidas sobre sexo – simplesmente adoraria.

Tanto tempo depois, no entanto, entro em uma sala de cinema e vejo lá dentro não adolescentes bobos, mas casais, universitários, pais e filhos, pessoas de idades variadas... Assim como eu, muitos acabaram entrando em contato com a série ao longo dos anos e se divertiram um bocado. Resta ao novo filme manter o nível das piadas lá em baixo e corresponder às espectativas desse bando de nostálgicos que já se encontraram sexualmente (ou não), mas têm saudade de épocas pouco gloriosas.

Em American Reunion, como o próprio nome já diz, os personagens se juntam novamente para a reunião de 13 anos (!) de formatura da turma. Jim Levenstein (Jason Biggs) e Michelle Flaherty (Alyson Hannigan) agora têm um filho e enfrentam um período de seca no casamento. Chris 'Oz' Ostreicher (Chris Klein) é um apresentador de TV famoso pelas razões erradas, Heather (Mena Suvari) namora um cardiologista chato, Paul Finch (Eddie Kaye Thomas) de alguma maneira se tornou um cara cool, Victoria 'Vicky' Lathum (Tara Reid) mal aparece e Steve Stifler (Seann William Scott) está praticamente na mesma. Obviamente, o filme também encontra espaço para o pai de Jim (Eugene Levy) e para a mãe de Stifler (Jennifer Coolidge), que contracenam juntos pela primeira vez na franquia, além de mostrar algumas garotas em poucos trajes.

Como os tempos mudaram, e já que a censura nos EUA sempre foi alta, há algumas cenas breves de nudez. Mesmo assim, American Reunion não chega a assustar e mantem o nível das piadas, não fazendo feio frente aos outros filmes. É claro que o critério usado para dizer isso leva em consideração o objetivo do filme e não exatamente seus méritos cinematográficos. Quem for assistir pela nostalgia deve aproveitar e quem ainda não conhece vai poder aproveitar as piadas sem perder muita coisa.

Só não dá para negar que o tempo passou. Os rapazes agora têm barba e atitudes mais sérias (com exceções previsíveis). Um dos grandes méritos de American Reunion, aliás, é colocar seus personagens em situações onde eles têm plena noção do ridículo, mas conseguem rir de si mesmos. Já as moças, por sua vez, perderam uma parcela do pequeno espaço que tinham (algo que eu já havia reparado no trailer). Perto de adolescentes de biquíni e novatas na turma, só resta a Alyson Hannigan e companhia ficar de vestido ou de canga na praia – e isso é uma coisa muito triste de se ver.

Ao final, o filme deixe espaço para uma nova reunião da turma de 1999, mas não sei se ela vai rolar. Quem curtiu aquela época vai continuar sentido saudades dos bons tempos e os mais novos podem até redescobrir a série. Mesmo assim, a série Porky’s é pouco lembrada hoje em dia e em breve deve surgiu um novo ‘besteirol’ adolescente. E que venha! Toda geração merece o seu próprio Jim Levenstein.

RELACIONADOS

0 recados