Livros: A Primavera do Dragão - A Juventude de Glauber Rocha

Depois de ouvir o áudio livro de Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia , não posso dizer que sou novata em ficar presa e viciada em um t...

Depois de ouvir o áudio livro de Vale Tudo: O Som e a Fúria de Tim Maia, não posso dizer que sou novata em ficar presa e viciada em um texto de Nelson Motta. Ainda assim, quando resolvi ler antes de dormir ‘só um ou dois capítulos’ de A Primavera do Dragão - A Juventude de Glauber Rocha, não imaginei que ficaria acordada até às 2h30 da manhã. Fazia muito tempo que eu não lia um livro com mais de 75 páginas em uma noite.

E foram 368 páginas muito bem diagramadas. Com uso intenso da cor vermelha e textos em negrito, estranhei o livro quando o ganhei – mas foi um presente muito bem-vindo! O visual, no entanto, não chega a ser cansativo porque os espaços em branco são frequentes e bem aproveitados. Além disso, as páginas vermelhas servem apenas para trazer fotos e os títulos dos capítulos, que são muitos e curtos. Ou seja, uma versão pocket econômica ficaria bem menor (e isso diminui um pouco meu 'mérito' de ler tanto em uma única hoje).

Mas tamanho (assim eu espero) não é documento. Os primeiros 25 anos da vida de Glauber Rocha são contados de maneira natural, como se Nelson Motta tivesse vivido ao lado do diretor, roteirista e produtor. De acordo com o autor, o projeto passou muito tempo na gaveta, mas acredito que isso foi bom para o processo. Afinal, em sua primeira investida no projeto, Motta conseguiu entrevistas importantes com pessoas que, agora, já faleceram. Ao longo dos anos, no entanto, autor e temática amadureceram e se desenvolveram.

Com capítulos ágeis e descrição detalhada de eventos relevantes para a formação da personalidade, do intelecto e das referências culturas de Glauber Rocha, o livro aborda a estrutura familiar, a relação com os estudos, os amigos cultivados ao longo da vida, o início profissional na rádio (como crítico de cinema), os primeiros contatos com a realização de filmes e as produções dos filmes Pátio, A Cruz na Praça (ambos em curta-metragem), Barravento e Deus e o Diabo na Terra do Sol (em longa-metragem). A participação do último filme no Festival de Cannes também mereceu destaque a parte e vários capítulos.

Para quem é interessado no Cinema Novo, A Primavera do Dragão - A Juventude de Glauber Rocha é uma opção instrutiva, diferente (chega de livros técnicos!) e repleta de conteúdo. Afinal, a formação de uma mente criativa e seu percurso são relevantes para uma compreensão mais completa da arte que ela produziu. Além disso, rodeiam o diretor nomes importantes como Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues e Ruy Guerra.

Já aqueles que não estiverem muito interessados nos filmes podem descobrir uma atração pelo livro em si. A Primavera do Dragão - A Juventude de Glauber Rocha é bem escrito e traz a formação de uma personalidade incrível. Também é um registro histórico e diz muito a juventude de um lugar e uma época, a cidade de Salvador (a Bahia e também o Brasil) das décadas de 1940 a 1960.

RELACIONADOS

2 recados

  1. Nenhum pouco recomendável,
    cheio de inverdades e factoides.
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. Herculano, você pode indicar outro livro? Eu gostaria de ler diferentes versões!

    ResponderExcluir