Divagações: Everything You Always Wanted to Know About Sex * But Were Afraid to Ask

Everything You Always Wanted to Know About Sex * But Were Afraid to Ask é um filme de 1972. Nessa época, o mundo estava começando a se a...

Everything You Always Wanted to Know About Sex * But Were Afraid to Ask é um filme de 1972. Nessa época, o mundo estava começando a se acostumar com uma juventude rebelde e mais liberada que, aos poucos, chegava a idade adulta com muitas ideias a respeito de como as coisas deveriam ser feitas, especialmente em relação à educação dos filhos. Essa também é uma obra do início da carreira de Woody Allen como diretor. Embora sua experiência como roteirista datasse da década de 1950, ele também estava começando a expor suas ideias com mais liberdade.

Levemente baseado no livro de David Reuben com o mesmo título (que é absolutamente brilhante), Everything You Always Wanted to Know About Sex lembra um programa televisivo de humor. Há diversos trechos independentes, com personagens próprios e atores repetidos, cada um tentando responder às perguntas propostas no título de cada capítulo do livro original. Felizmente (para quem não quer um filme educativo), Allen vai um pouco além.

O primeiro seguimento é em clima medieval. “Do Aphrodisiacs Work?” traz um péssimo bobo da corte (Woody Allen) que tenta seduzir uma rainha (Lynn Redgrave), mas acaba encontrando um cinto de castidade. Depois, um respeitado médico (Gene Wilder) acaba se apaixonando por uma ovelha em “What is Sodomy?”. Já em “Why Do Some Women Have Trouble Reaching an Orgasm?”, um jovem marido italiano (Allen) está preocupado com a falta de empolgação de sua mulher (Louise Lasser) até que o casal descobre que fazer sexo em público é muito melhor. Em seguida, Lou Jacobi interpreta um homem em visita aos sogros da filha que resolve dar uma passada pelo guarda-roupa alheio em “Are Transvestites Homosexuals?”. Uma das sequências mais absurdas, por sua vez, é “What Are Sex Perverts?”, com um programa de televisão onde jurados tentam adivinhar as perversões alheias. O terror chega ao filme em “Are the Findings of Doctors and Clinics Who Do Sexual Research and Experiments Accurate?”, onde Allen e Heather MacRae enfrentam um seio gigante (esse seguimento tem mais apelo entre os homens). Por fim, Woody Allen é um espermatozoide neurótico em “What Happens During Ejaculation?”.

Cada uma dessas perguntas é (mesmo que não exatamente) respondida com um estilo visual completamente diferente, dando uma amostra do que a criatividade de seu idealizador pode fazer. Embora tenha seus trechos polêmicos, o tempo suavizou o filme e imagino que menos pessoas fiquem escandalizadas com seu conteúdo. Aliás, vale ressaltar que não há nenhuma cena explícita, de modo que adolescentes na fase American Pie já devem se divertir sem que os pais fiquem preocupados.

A grande ousadia do filme, no entanto, continua válida. Quem ousa falar aberta e publicamente de sexo? Com a exceção de alguns poucos programas televisivos transmitidos após as 23h, o assunto continua sendo um tabu. Novelas e filmes podem até mostrar cenas mais picantes, mas nunca discutir o assunto que é sempre tido como algo natural, mas absolutamente íntimo. No entanto, por mais que as pessoas possam aprender sozinhas (ou em duplas, trios etc.), um pouco de conversa não faz mal para ninguém.

Everything You Always Wanted to Know About Sex pode até não responder as perguntas a que se propõe, mas mostra o que muitos se negam a enxergar. Rindo dos absurdos do cotidiano, das situações vergonhosas que podem acontecer com qualquer um, dos dilemas mais íntimos do nosso ser, estamos também nos divertindo a custa do falso moralismo, das nossas vergonhas e dos nossos receios. Sinceramente, é muito mais divertido aprender sobre sexo assim.

RELACIONADOS

0 recados