Divagações: 31 Minutos, la Película

Eu gosto de fantoches, bonecos, stop motion e animações ‘alternativas’. Acho incrível como a criatividade pode encontrar soluções e conta...

Eu gosto de fantoches, bonecos, stop motion e animações ‘alternativas’. Acho incrível como a criatividade pode encontrar soluções e contar histórias usando das mais diversas técnicas, subvertendo gêneros, driblando dificuldades e enfrentando orçamentos apertados. Enfim, sou uma entusiasta daqueles que pensam fora da caixinha e sabem surpreender, ultrapassando as fórmulas para criar algo único.

Uma coprodução entre Brasil, Chile e Espanha, 31 Minutos, la Película está pronto desde 2008 (ano em que foi lançado no Chile), mas só estreou nos cinemas daqui na última sexta-feira (10). Mesmo que o apelo no outro país seja maior, é difícil explicar a razão de tanta demora. Baseado na série de televisão chilena que por aqui foi transmitida pelo canal a cabo Nickelodeon, o filme foi totalmente feito com bonecos artesanais e caminha na contramão das demais obras feitas para crianças nos últimos anos. Ao mesmo tempo, esse é o primeiro filme ‘nacional’ feito apenas com bonecos (ou seja, sem a companhia de atores em carne e osso).

Em 31 Minutos, la Película, Cachirula (Catalina Saavedra/Mariana Ximenez) é uma menina mimada que tem um zoológico particular. Ela rouba animais raros para a sua coleção, onde falta apenas um exemplar. Assim, sua próxima vítima é Juanín Juan Harry (Rodrigo Salinas/Daniel de Oliveira), produtor do telejornal 31 Minutos. Felizmente, os amigos de Juanín – Tulio Triviño (Alvaro Díaz/Marcio Garcia) e Juan Carlos Bodoque (Pedro Peirano/Guilherme Briggs) – juntam toda a equipe do programa e partem para o seu resgate.

Esqueça completamente o abuso da tecnologia, das imagens geradas por computador e de efeitos como o 3D. 31 Minutos, la Película faz com que você lembre da sua infância e de velhos programas de televisão. Não vou entrar no mérito do que é melhor ou pior para as crianças, uma vez que acredito que existem coisas muito boas e muito ruins em diferentes técnicas. O mais correto é observar a história que está sendo contada, as implicações que decorrem dela e a qualidade do material como um todo.

Nesse caso, as mensagens são divertidas e de qualidade, embora tenham certa tendência ao moralismo barato. Um dos grandes trunfos do filme, no entanto, é o seu senso humor mais apurado e capaz de agradar também aos adultos (a banda dos homens musculosos é uma atração à parte). Como os bonecos são artesanais, o filme também explora cabeças em formatos estranhos, olhos em diferentes direções, estampas e outros elementos que procuram deixar essa origem sempre em evidência.

31 Minutos, la Película é diferente em sua origem, suas técnicas, seu jeito de contar histórias e até na forma de dar nome aos personagens. Dessa forma, não se pode negar que se trata de uma experiência única. Também não posso garantir a aprovação das crianças, embora o menino que estava sentado atrás de mim na sala de cinema tenha gostado bastante. O que eu posso dizer é que fico muito feliz que haja espaço para um filme como esse nos cinemas brasileiros – mesmo que tenha sido uma longa jornada até ele chegar aqui.

RELACIONADOS

0 recados