Divagações: What to Expect When You're Expecting

Sendo sincero, este é exatamente o tipo de filme que evito a todo custo ver no cinema. Não me entendam mal, não estou tendo uma opinião p...

Sendo sincero, este é exatamente o tipo de filme que evito a todo custo ver no cinema. Não me entendam mal, não estou tendo uma opinião preconceituosa sobre o gênero ou o tema, porém convenhamos, é o tipo de ocasião onde eu só entraria na sessão como namorado contrariado – nada além. Assim, sinto que essa não será exatamente uma análise imparcial, já que estou muitas milhas de distância do público-alvo ideal deste filme.

What to Expect When You're Expecting é levemente baseado em um livro sobre gravidez e, quando digo levemente, é porque o filme envereda bem mais para o lado da ficção do que o da literatura de autoajuda. Nele, somos apresentados a cinco mães, cada uma com seus problemas distintos com filhos, gravidez e relacionamentos: Jules (Cameron Diaz), Wendy (Elizabeth Banks), Rosie (Anna Kendrick), Holly (Jennifer Lopez) e Skyler (Brooklyn Decker). Todas são novatas no assunto gravidez e não sabem exatamente como lidar com as situações que vem junto desta nova fase da vida.

Enfim, não há muito que dizer deste enredo principal, afinal de contas, não é de hoje que existem comédias esquizofrênicas com elencos inchados. Além dos cinco casais principais, temos um elenco de apoio numeroso, adicionando mais um punhado de personagens não tão relevantes para a trama. Ou seja, não há tempo e nem são criados vínculos de interesse para que você simpatize ou sequer conheça cada individuo e as suas dificuldades. Neste quesito, o casal Rosie e Marco (Chace Crawford) talvez seja o que mereça o maior destaque, uma vez que é o que apresenta o drama mais orgânico e sem as saídas fáceis dos demais.

No quesito comédia, as coisas não estão muito melhores, já que a maior fonte de piadas é o grupo de pais do qual o namorado de Holly, Alex (Rodrigo Santoro) participa. Convenhamos que pouco se salva quando a qualidade do texto é baixa e as piadas físicas são as mais recorrentes, não havendo espaço para a sutileza ou para aquela fala mais inteligente.  O drama, por sua vez, é bem minimizado, pelo menos para mim, pois o tema não se comunica comigo. Então, existe a possibilidade de que eu esteja sendo um pouco injusto ao falar da falta de profundidade na maneira como as coisas são tratadas ou quando digo que estas ou aquelas situação são pouco desenvolvidas.

A impressão que fica é que What to Expect When You're Expecting foi feito unicamente pela pressão dos produtores. Tudo tem um ar meio impessoal, como se tentassem agradar trazendo elementos chaves do qual o público mediano gosta, mas sem entregar nada que supere uma nota cinco.  Tecnicamente apagado e sem aproveitar o elenco que tem, é fácil ver que esta será uma obra com uma vida bem curta fora das telas.

No fim, certamente o filme não é nenhuma grande obra ou algo que vá emocionar uma ampla audiência. É só mais uma comédia dramática mediana feita para pegar carona no sucesso do livro, mas que pode até ter o seu valor caso o seu assunto interesse. Se você não se identifica, simplesmente evite passar perto, já que What to Expect When You're Expecting não acrescenta nada ao gênero e não apresenta nada que nós não tenhamos visto diversas vezes com outras roupagens.


Texto: Vinicius Ricardo Tomal
Edição: Renata Bossle

RELACIONADOS

0 recados