Livros: Steven Spielberg (Masters of Cinema)

Já falei anteriormente da coleção Masters of Cinema , publicada pela Phaidon Press , quando escrevi sobre o livro Alfred Hitchcock . Com...


Já falei anteriormente da coleção Masters of Cinema, publicada pela Phaidon Press, quando escrevi sobre o livro Alfred Hitchcock. Com mais de 20 títulos participando da brincadeira, no entanto, é provável que ela volte a ser mencionada aqui no blog.

Dessa vez, o ‘mestre’ é o diretor Steven Spielberg. Mesmo que muitos não gostem de conferir esse título a ele e outros só o façam complementando com ‘do entretenimento’, Spielberg merece diversos livros com seu nome na capa. Ganhador de três Oscars (dois por Schindler's List e um por Saving Private Ryan), ele esteve presente em diversos gêneros e fez coisas maravilhosas acontecerem bem na sua frente, na tela do cinema.

A autora de Steven Spielberg (Masters of Cinema), Clélia Cohen, parece inclusive concordar comigo. Na posição de jornalista e crítica, ainda mais representando a famosa Cahiers Du Cinema, Clélia conta o percurso da carreira de Spielberg, entrando em aspectos pessoais apenas quando absolutamente necessário. Ela explica como o diretor realizou Jaws; tratou de temas pessoais em Close Encounters of the Third Kind; mergulhou na aventura em Raiders of the Lost Ark; entrou em paz com seu próprio sentimentalismo através de E.T.: The Extra-Terrestrial; tropeçou com The Color Purple e Hook; acabou se levantando com obras tão diferentes quanto Jurassic Park e Schindler's List; explorou o futuro em Artificial Intelligence: AI e Minority Report; fez humor com Catch Me If You Can e The Terminal; até descobrir novos caminhos com War of the Worlds e Munich.

Mesmo tratando de forma resumida uma trajetória profissional de 40 anos, a autora captura os pontos principais e acentua os aspectos mais marcantes, fazendo com que a leitura não se torne tediosa, mas única e divertida. São 103 páginas com boas fotos e conteúdo de qualidade que vêm acompanhadas de um precinho camarada (é uma ótima dica de presente).

Obviamente, o livro praticamente já nasce desatualizado, uma vez que o diretor não para de trabalhar. Mesmo assim, a trajetória de sua juventude, a formação do artista, suas amizades e suas relações – aspectos presentes em Steven Spielberg (Masters of Cinema) – são pontos válidos que continuarão presentes em todos os seus futuros filmes e há um aspecto interessante em buscar essas marcas.

RELACIONADOS

0 recados