Divagações: The Expendables 2

A ideia de juntar o maior número possível de astros de ação dos anos 1980 (dando uma chance para a década de 1990) em um único filme era ...

A ideia de juntar o maior número possível de astros de ação dos anos 1980 (dando uma chance para a década de 1990) em um único filme era a grande sacada de The Expendables. Assim, o filme reuniu Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Mickey Rourke, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, entre outros. Essa galera, associada à direção e ao roteiro do próprio Stallone garantiu um sucesso que clamava por uma continuação.

Apenas dois anos depois, The Expendables 2 chega aos cinemas trazendo todo esse elenco de volta (exceto Rourke) e acrescentando dois nomes bem importantes: Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris. Para completar, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger estenderam suas participações e aproveitaram para rir bastante de seus próprios personagens-clichês. Stallone abandonou o papel de diretor, deixando a cadeira para Simon West, mas continuou trabalhando no roteiro, dessa vez ao lado de Richard Wenk.

Nessa nova aventura do grupo de mercenários, eles se juntam a Maggie (Nan Yu) para encontrar os escombros de um avião caído e recuperar o conteúdo misterioso de um cofre. Depois da missão cumprida, no entanto, eles encontram com a gangue de Villain (Jean-Claude Van Damme com o nome de vilão mais imparcial da história), que acaba roubando o objeto e matando o mais novo integrante do grupo, Billy The Kid (Liam Hemsworth). O resto é buscar vingança ao mesmo tempo em quem tentam impedir as maldades do vilão, que incluem vender material radioativo para a produção de bombas e escravizar vilas inteiras.

Óbvio, cheio de tiroteios e repleto de mortes gratuitas, The Expendables 2 é uma diversão para quem tem estômago para cenas cheias de explosões, sangue e mutilações, sabe que tudo isso é ficção, assistiu suficientes filmes de ação com os atores mencionados acima e consegue rir disso tudo. Não dá para procurar um sentido mais profundo na trama nem tentar tampar os buracos das incongruências, ainda assim, dá para embarcar na premissa simples e sem muitos compromissos.

Para completar, o alívio cômico das referências parece ter diminuído a necessidade de um romance, como aconteceu no filme passado. Ou seja, esse é um filme ainda mais direcionado para meninos. O fato de Nan Yu ter uma expressão facial única e ser bem sem graça também deve ter ajudado nesse ponto. Por mais que a personagem tenha seu charme, ela realmente não traz nenhum apelo para os marmanjos – pensando por esse lado, Giselle Itié fez falta.

Entretenimento por entretenimento, The Expendables 2 é tão eficiente quanto o filme anterior. Ele não promete mais do que cumpre e consegue dar conta das expectativas que criou com o filme anterior e as novas escalações. A fórmula, pelo jeito, parece continuar funcionando e já se especula que atores estarão na – já confirmada – próxima continuação (Nicolas Cage é um dos rumores mais fortes). Espero que até lá a criatividade para as piadas continue em alta e os filmes não comecem a se repetir. Estarei no aguardo!


Outras divagações:

RELACIONADOS

0 recados