XI Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Vencedores serão escolhidos por voto popular

O público pode escolher os longas-metragens vencedores das categorias ficção, documentário e melhor filme estrangeiro no XI Grande Prêmio d...

O público pode escolher os longas-metragens vencedores das categorias ficção, documentário e melhor filme estrangeiro no XI Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a maior premiação do cinema nacional. 

É possível votar por meio do site oficial da Academia Brasileira de Cinema ou pela Fan Page do Grande Prêmio. A votação popular termina durante a grande cerimônia, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A noite de gala será realizada no dia 15 de outubro, às 21h.

Entre os homenageados da noite está Carlos Diegues, que completa 50 anos de carreira. Diretor, produtor e roteirista, ele é um dos nomes mais importantes do cinema nacional desde o período do Cinema Novo. Dirigiu 17 longas-metragens e 12 curtas-metragens e ganhou mais de 20 prêmios internacionais, como o de melhor filme para Bye Bye Brasil, no Festival de Londres. 

Já o Prêmio de Preservação será em memória ao cineasta Gustavo Dahl, falecido em junho de 2011. Diretor e crítico de cinema, ele fez parte do grupo de teóricos do Cinema Novo e esteve à frente dos principais órgãos públicos ligados à atividade audiovisual. 

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é realizado pela Academia Brasileira de Cinema e pela Espaço/Z e conta com o patrocínio da TV Globo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da RioFilme. A premiação tem o apoio do Globo Filmes, Canal Brasil, Cinemark, Telecine, PWC, Clear Channel, G1, Kinoplex e UCI.

Abaixo, confira os finalistas nas categorias abertas para votação popular:

Melhor Longa-Metragem de Ficção

Melhor Documentário em Longa–Metragem 

Melhor Longa-Metragem Estrangeiro

Estão esperando o que para votar?

RELACIONADOS

0 recados