Oscar 2013: Amour

A partir de hoje, todas as quartas e sextas-feiras, às 18h, vou publicar um texto sobre os principais filmes da próxima edição do Oscar. In...

A partir de hoje, todas as quartas e sextas-feiras, às 18h, vou publicar um texto sobre os principais filmes da próxima edição do Oscar. Infelizmente, várias indicações vão ficar de fora, mas esse foi um jeito que encontrei de comentar sobre bastante coisa. É uma experiência diferente daquilo que fiz em anos anteriores e espero que dê certo! A propósito, os filmes estão organizados por ordem alfabética. 

  • Sinopse: Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) estão na faixa dos oitenta anos. Eles são professores de música aposentados e refinados. A filha deles, que também é música, mora no exterior com sua família. Um dia, Anne tem um ataque e o vínculo de amor do casal é severamente testado.
  • Estreia no Brasil: 18 de janeiro de 2013.
  • Duração: 127 minutos. 

Melhor Filme 
  • Produtores: a serem determinados.
  • Como não tem indicações para edição e fotografia, acho difícil o filme conquistar o grande prêmio da noite. Ainda assim, é uma grande honra para uma produção austríaca e falada em francês aparecer nessa lista! Provavelmente a produção mais romântica entre os filmes indicados, Amour deve aproveitar esse momento e garantir sua distribuição internacionalmente. 

Melhor Atriz: Emmanuelle Riva 
  • No dia da entrega do Oscar, Emmanuelle Riva estará comemorando seu 86º aniversário. Acredito que será uma data inesquecível para ela e sua família! Pouco conhecida fora da França, ela não parece ter muita chance nessa competição. Afinal, seu último papel de destaque internacional foi em 1962, com o filme Thérèse Desqueyroux. 

Melhor Direção/Melhor Roteiro Original: Michael Haneke 
  • Por mais que seja reconhecido como um cineasta de qualidade, Michael Haneke não costuma ser um nome muito lembrado em Hollywood. Em 2010, Das weiße Band - Eine deutsche Kindergeschichte representou a Alemanha na cerimônia da Academia, além disso, Caché e La pianiste também foram muito premiados internacionalmente. Talvez seja a hora de um Oscar pelo conjunto da obra. O problema é que as duas categorias estão bem concorridas. 

Melhor Filme em Língua Estrangeira 
  • Aqui sim o filme tem chance de ganhar um Oscar! Com Intouchables fora da disputa, seus maiores concorrentes são En kongelig affære e Kon-Tiki, mas nenhum dos dois foi lembrado em outra categoria. Ainda assim, pode acontecer alguma reviravolta na cabeça dos votantes.


Próximo filme: Anna Karenina

RELACIONADOS

0 recados