Divagações: Silver Linings Playbook

De relance, Silver Linings Playbook tinha tudo para ser mais uma comédia romântica genérica. Porém, mesmo que eu não tenha dado muita at...

De relance, Silver Linings Playbook tinha tudo para ser mais uma comédia romântica genérica. Porém, mesmo que eu não tenha dado muita atenção na primeira olhada, foi se tornando cada vez mais difícil ignorá-lo, já que este é talvez, o filme que mais tenha surpreendido nas indicações ao Oscar – algo normal, considerando que este é o primeiro filme em mais de três décadas a ser indicado em todas as categorias de atuação. Eu só esperava que fosse merecidamente.

Pat Solatano (Bradley Cooper) tinha uma vida normal e pacata no interior da Filadélfia até descobrir que sua esposa Nikki (Brea Bee) estava tendo um caso com um colega da escola onde eles lecionavam. Depois de um surto agressivo, Pat é internado em um hospital psiquiátrico, onde passa por oito longos meses de tratamento até poder voltar para a casa de seus pais. Porém, nem a sua condição instável, nem a sua família colaboram para que Pat retorne a sua vida cotidiana. Entre as discussões com o pai (Robert De Niro) e a mãe (Jacki Weaver) – além das sessões com seu psicólogo Dr. Patel (Anupam Kher) –, Pat vai formando uma amizade improvável com Tiffany (Jennifer Lawrence), uma jovem viúva que tem a sua própria bagagem de problemas e parece entendê-lo melhor do que ninguém.

Assistir Silver Linings Playbook foi uma grata mudança de ares em relação aos demais filmes da temporada de premiações, já que aparenta ser o menos pretensioso e até o mais palatável entre os indicados para o Oscar, daqueles que qualquer um pode assistir e gostar. Isso não significa de modo algum que o filme seja raso, pelo contrário. Ficam claros o capricho e a sensibilidade empregados na produção dessa obra, quer seja no trabalho dos atores, quanto na própria direção, que lapidou muito bem uma história que poderia passar desapercebida.

Digo isso, pois o roteiro (escrito pelo diretor David O. Russell com base em um livro de Matthew Quick) é bem desenvolvido e trata dos temas de modo pertinente, mas, no fundo, é um pouco previsível e talvez não escape por completo de suas raízes como uma comédia romântica. Ainda assim, o percurso passado pelos personagens e a maneira em que eles se colocam em tela faz com que o resultado final seja muito orgânico, adquirindo um valor maior do que qualquer um dos seus elementos individualmente.

Bradley Cooper entrega uma atuação muito boa, conseguindo passar bem as minucias que um personagem como esse demanda. Jennifer Lawrence não fica nada atrás, sendo tão boa ou melhor do que Cooper em todo o filme. Já Robert De Niro me pareceu um pouco caricato demais, embora tenha seus momentos de brilhantismo, sobretudo nas situações que tratam de sua relação com o filho. Mesmo com os destaques, todos no elenco se seguram muito bem, ajudando a compor um cenário que ressalta uma das principais mensagens da trama.

A única coisa que me incomoda é o modo como o filme foi vendido, pois não se trata de uma comédia. Não sei se a culpa é do abismo cultural que nos separa do grande público estadunidense, mas é esquisito ver gente gargalhando de situações genuinamente tristes. O filme não chega a ser um drama, mas os momentos engraçados são certamente eclipsados por todo um contexto um pouco mais pesado.

De qualquer modo, não é um filme que deixe o espectador desconfortável ou aflito. Assim como o título sugere (seja o nacional ou o original), essa é uma história sobre ter esperança e mudar para melhor, com a superação dos problemas acontecendo nos pequenos atos do dia a dia. Silver Linings Playbook pode não ser o melhor filme do ano, mas emociona e diverte na medida certa – e fará você sair do cinema um pouquinho mais leve.


Texto: Vinicius Ricardo Tomal
Edição: Renata Bossle

RELACIONADOS

0 recados