Oscar 2013: Lincoln

Finalmente! Aqui está o filme com o maior número de indicações (12) e, também, grandes chances de levar para casa muitas estatuetas dourada...

Finalmente! Aqui está o filme com o maior número de indicações (12) e, também, grandes chances de levar para casa muitas estatuetas douradas. Por mais que War Horse tenha decepcionado no ano passado, Steven Spielberg mostrou que ainda é capaz de fazer sua mágica. Só é uma pena que o filme tenha pouco apelo fora dos Estados Unidos, pois isso também diminui a empolgação com a cerimônia fora do país.

  • Sinopse: Com uma Guerra Civil em andamento, o presidente dos Estados Unidos luta não apenas contra a carnificina presente nos campos de batalha, mas também trava uma batalha em seu próprio gabinete devido à decisão de emancipar os escravos.
  • Estreia no Brasil: 25 de janeiro de 2013.
  • Duração: 150 minutos.
  • Leia aqui a resenha do Cinema de Novo!

Melhor Filme
  • Produtores: Steven Spielberg e Kathleen Kennedy.
  • Um dos favoritos para o prêmio, Lincoln conta com o apoio do ramo de atuação da Academia e está em todas as categorias técnicas importantes. Para completar, o filme também está presente em todos os outros prêmios relevantes do chamado pré-Oscar. No entanto, tenho minhas dúvidas sobre a quantas anda o patriotismo da Academia e/ou a vontade dos membros em continuar escolhendo filmes com “cara de Oscar”.

Melhor Ator: Daniel Day-Lewis
  • Vencedor do Oscar por My Left Foot: The Story of Christy Brown e There Will Be Blood, Daniel Day-Lewis é um daqueles atores que encarnam o papel com garra e são capazes de loucuras para garantir a qualidade do trabalho. Assim, não é de se espantar que ele tenha recebido mais uma indicação por encarnar Lincoln, ainda que a voz do personagem tenha sido questionada por alguns “fãs”. De qualquer modo, ele é o favorito para o prêmio nessa categoria.

Melhor Ator Coadjuvante: Tommy Lee Jones
  • Há 10 anos, Tommy Lee Jones foi premiado por The Fugitive. Imagino que já esteja na hora de dar uma nova estatueta para ele e espero que sua interpretação como um líder republicano radical não afugente os votantes democratas! No entanto, ele não é um dos favoritos e acredito que vá ter que esperar mais um pouco.
  • Próximo trabalho: Malavita.

Melhor Atriz Coadjuvante: Sally Field
  • Sally Field está comemorando 50 anos de carreira com uma indicação ao Oscar, um feito muito interessante! Mesmo sem ser a grande favorita na categoria, ela merece a indicação e mantém a posição com graça. Até hoje, ela teve duas indicações que resultaram em duas estatuetas: a primeira por Norma Rae e a outra por Places in the Heart. Infelizmente, não dá para ganhar toda vez, Sally.
  • Próximo trabalho: The Amazing Spider-Man 2.

Melhor Direção: Steven Spielberg 
  • Vencedor de três Oscars (um deles pelo conjunto da obra), Steven Spielberg é mais conhecido por levar o público ao cinema que por conseguir glórias. Mesmo assim, já faz algum tempo que ele parece alternar projetos mais comerciais e outros mais sérios, praticamente voltados para a premiação. De qualquer forma, não se pode dizer que ele perdeu a mão. Na disputa contra Ang Lee, ele pode até não ser o meu favorito, mas tem um nome que merece o respeito dos colegas e garante votos por si só.
  • Próximos trabalhos: Robopocalypse e Indiana Jones 5.

Melhor Roteiro Adaptado: Tony Kushner
  • Tony Kushner está em seu segundo roteiro para longa-metragem. O detalhe é que o primeiro, Munich, foi em 2005 e também rendeu uma indicação ao Oscar. Com Lincoln, no entanto, ele tem bem mais chances de levar uma estatueta para casa. Afinal, Kushner encarou o desafio de escrever não apenas sobre acontecimentos e figuras reais, mas sobre personagens queridos da história dos Estados Unidos. Pense como isso poderia ter dado absolutamente errado.

Melhor Fotografia: Janusz Kaminski
  • De todos os indicados nessa categoria, Janusz Kaminski provavelmente é o responsável pelo trabalho mais escuro e acinzentado. Não que isso seja um defeito, pelo contrário, a fotografia se mistura com o tom da narrativa e ajuda a contar a história. Vencedor do Oscar por seu trabalho em Schindler's List e Saving Private Ryan, Kaminski é um parceiro constante de Spielberg e figura entre os favoritos desse ano.

Melhor Edição: Michael Kahn

Melhor Design: Rick Carter e Jim Erickson
  • Reconstruir um período histórico não é tarefa fácil. Em Lincoln, Rick Carter e Jim Erickson mostraram que são dignos da missão e fizeram o espectador voltar para o século XIX como se o período fosse ontem (aliás, o século XIX está em alta nesse Oscar!). Carter já foi premiado por Avatar e Erickson recebeu uma indicação por There Will Be Blood.

Melhor Figurino: Joanna Johnston
  • Apesar dos esforços das equipes de Anna Karenina e Les Misérables, Joanna Johnston pode levar um Oscar para Lincoln. Essa é a sua primeira indicação e ela deve ter se divertido ao reconstruir tantos figurinos presentes em quadros e documentos históricos. Pessoalmente, prefiro o trabalho desenvolvido em Les Misérables, mas não sei o que pode se passar pela cabeça dos votantes.

Melhor Trilha Sonora Original: John Williams

Melhor Mixagem de Som: Andy Nelson, Gary Rydstrom e Ron Judkins


Filme anterior: Life of Pi
Próximo filme: Skyfall

RELACIONADOS

0 recados