Livros: Clint Eastwood - Nada Censurado

Escrever biografias é uma tarefa delicada, pois exige uma pesquisa ampla, muitas entrevistas e depende da memória das pessoas, que podem ...

Escrever biografias é uma tarefa delicada, pois exige uma pesquisa ampla, muitas entrevistas e depende da memória das pessoas, que podem ser contraditórias ou simplesmente falhas. Quando o retratado já faleceu, ele não pode se defender, atacar ou agradecer. Enquanto ele ainda vive, a obra será incompleta. Mas Marc Eliot é um profissional do gênero! Ao escolher Clint Eastwood - Nada Censurado, ele promete apenas abrir um pouco a cortina a respeito da vida pessoal do retratado, uma vez que o ator e diretor costuma evitar assuntos pessoais. 

Por criar uma expectativa baixa, Eliot acaba surpreendendo ao trazer descrições de cada filme da carreira de Eastwood, normalmente acompanhadas das razões que levaram o astro a escolher essas obras e do percurso que elas levaram da cabeça de alguém às salas de cinema. Como consequência, o livro – originalmente chamado American Rebel: The Life of Clint Eastwood – acaba tratando de diversos gêneros cinematográficos, modismos e estratégias de carreira.

Um dos aspectos mais interessantes do livro é observar o crescimento paralelo de Clint Eastwood no cinema com a evolução de sua produtora, a Malpaso. No entanto, talvez muitos leitores estejam mais interessados nos dois casamentos, nos sete filhos (Kimber, com Roxanne Tunis; Kyle e Alison, com a primeira esposa, Maggie Johnson; Scott e Kathryn, com Jacelyn Reeves; Francesca, com Frances Fisher; e Morgan, com a atual esposa, Dina Eastwood) e nos diversos romances, especialmente no polêmico relacionamento com Sondra Locke.

Aqueles que gostam de boas biografias talvez se sintam entediados com o trabalho entregue por Marc Eliot. Por mais completo que seja, falta ao livro um certo charme, uma paixão maior. Contudo, acredito que os admiradores de Eastwood não devam se importar, pois a obra cumpre seu papel de trazer novas perspectivas a respeito das realizações do biografado (inclusive sobre sua estranha vida política em Carmel-by-the-Sea, onde foi eleito prefeito da cidade).

Ao longo de 528 páginas, Clint Eastwood - Nada Censurado se mostra uma leitura intrigante, pois fica impossível decifrar completamente quem é essa pessoa. Determinado, temperamental, mulherengo, romântico, arrogante, educado e merecedor de muitos outros adjetivos, o ator conhece bem os tipos que interpreta, mesmo sendo uma pessoa muito mais complexa. Apesar de não gostar de dividir a tela com outros nomes famosos com medo de ser ofuscado, arrisca em seus trabalhos de direção e tem uma carreira repleta de altos e baixos.

RELACIONADOS

0 recados