Divagações: 10 Things I Hate About You

Suponho que quando 10 Things I Hate About You foi lançado, eu estava na idade certa para ver esse tipo de história (ou quase). Mesmo ass...

Suponho que quando 10 Things I Hate About You foi lançado, eu estava na idade certa para ver esse tipo de história (ou quase). Mesmo assim, ele passou despercebido até que, de repente, todos os meus conhecidos tinham essas referências em comum – com o recente acréscimo de dois atores dos filmes da série Batman (dirigidos por Christopher Nolan) estarem também nesse elenco. Assim, aproveitei a oportunidade e decidi conferir o que existe de especial em 10 Things I Hate About You.

A história é bastante simples. Bianca Stratford (Larisa Oleynik) é uma menina bonita que está fazendo sucesso no Ensino Médio. Dessa forma, ela não demora a atrair a atenção do riquinho Joey Donner (Andrew Keegan) e do novato Cameron James (Joseph Gordon-Levitt). O detalhe é que seu pai criou uma regra: ela só pode começar a namorar depois que sua irmã fizer o mesmo. Como Kat Stratford (Julia Stiles) é extremamente antissocial e costuma assustar os meninos, os pretendentes de Bianca resolvem pagar o menino mais durão do colégio, Patrick Verona (Heath Ledger), para sair com ela.

Ou seja, a princípio esse é apenas mais um romance adolescente com apelo voltado para o público feminino, embora não chegue a tirar os meninos da jogada, colocando festas absurdas, carros e elementos do gênero. A escola é apresentada através de seus grupos caricatos (algo que parece ser regra depois de Clueless). Além disso, outros clichês que não podiam deixar de aparecer são a festa em que tudo é destruído e a diretora que não merece ser levada a sério, Ms. Perky (Allison Janney).

Tendo uma leve inspiração em uma peça de William Shakespeare (The Taming of the Shrew), o roteiro de Karen McCullah Lutz e Kirsten Smith faz diversas pequenas homenagens ao autor e dá a impressão de não ser tão vazio quanto seus concorrentes. A exagerada regra do pai ganha uma explicação plausível (para uma comédia) e os personagens parecem razoavelmente consistentes (não exija demais). O elenco, obviamente, é uma grande atração, uma vez que reúne nomes em ascensão que conseguiram destaque em suas carreiras.

De qualquer modo, o filme conduz o espectador pelas aventuras dos personagens, alternando planos infalíveis e encontros (românticos, desastrosos ou os dois) até o grande baile, anunciado desde o princípio. Como não podia deixar de ser, as roupas retratam as características mais absurdas da moda do final dos anos 1990, o que inclui sair de casa com o umbigo de fora (em um vestido de baile!).

10 Things I Hate About You pode não ser uma obra-prima do cinema, mas diverte adolescentes e aqueles capazes de lembrar daquela época. As músicas são grudentas, os personagens são caricatos e, ao mesmo tempo, é quase impossível não se deixar envolver. Para quem gostou muito na época, tenho minhas dúvidas se vale a pena rever, mas um público novo surge todos os anos.

A propósito, aparentemente o diretor Gil Junger está preparando uma continuação! 10 Things I Hate About Life possui roteiro escrito por ele mesmo e já conta com Evan Rachel Wood confirmada no elenco (não há nada sobre um possível retorno de Joseph Gordon-Levitt ou Julia Stiles). O lançamento está previsto para 2014, mas ainda não há uma data específica.

RELACIONADOS

1 recados