Divagações: Now You See Me

Já fazia algum tempo que não viamos um ‘heist movie’ (filme de assalto) nos cinemas. É de surpreender que um gênero que tem qualidades tã...

Já fazia algum tempo que não viamos um ‘heist movie’ (filme de assalto) nos cinemas. É de surpreender que um gênero que tem qualidades tão bacanas seja extremamente mal representado em Hollywood, que, por algum motivo, prefere fazer filmes de ação com uma correria injustificada do que apostar mais fundo no roteiro e nos personagens.

A propósito, os resultados financeiros não justificam esse distanciamento, já que os últimos exemplares do gênero que tivemos – Inception, Ocean's Eleven e continuações – renderam muito bem, obrigado. Assim, fiquei mais do que contente ao saber sobre Now You See Me, já que tudo conspirava para que o filme funcionasse bem, uma vez que pouca coisa pode dar errado quando se tem um bom elenco, um grande assalto e mágicos na jogada.

J. Daniel Atlas (Jesse Eisenberg), Merritt McKinney (Woody Harrelson), Henley Reeves (Isla Fisher) e Jack Wilder (Dave Franco) são os ‘quatro cavaleiros’. Antes ilusionistas de rua, os quatro mágicos acabam se juntando e sendo alçados à fama por suas incríveis apresentações em Las Vegas. Porém, o grupo acaba atraindo a atenção do FBI ao roubar um banco de forma quase inexplicável durante um de seus shows, levando o agente Dylan Rhodes (Mark Ruffalo) a iniciar uma enorme perseguição contra os mágicos, que também têm de lidar com a inimizade de Thaddeus Bradley (Morgan Freeman), um ilusionista especializado em revelar os truques de seus colegas de profissão.

Para minha felicidade, Now You See Me não decepciona, sendo competente dentro da proposta do filme e entregando uma obra que, apesar de não ser brilhante, é divertida e instigante. Os personagens são carismáticos e é possível sacar qual é a de cada um com facilidade, escapando da óbvia armadilha que temos em um filme com um elenco numeroso, onde muitos dos coadjuvantes são extremamente genéricos e sem motivações. Nesse caso, até mesmo personagens menores como o de Michael Caine têm seus bons momentos.

O filme também apresenta um ritmo bem agradável, sem grandes mormaços e conseguindo fazer com que o espectador sempre espere pela próxima cena, quer seja pelas boas perseguições, pela curiosidade em entender os truques dos protagonistas ou até mesmo para ver um pouco mais da dinâmica entre os personagens. A edição e a música, que reforçam essa ideia de ‘grande show em Las Vegas’, esbanjam dinamismo e velocidade e ajudam a manter um resultado final consistente com a trama, dando aquele clima agradável de matinê sem grandes pretensões.

Porém, nem tudo é perfeito. Apesar de ter uma história bacana e algumas reviravoltas bem legais – o que é vital em uma história cujo mote é “quanto mais de perto você olha, menos consegue enxergar –, Now You See Me não inova e nem chega mais longe do que outros filmes sobre o mesmo tema, faltando um pouco de conteúdo ao roteiro.

A narrativa é perigosamente dividida entre os núcleos de personagens, o que acaba agindo um pouco contra o filme, já que em muitos momentos eu preferia que a trama se decidisse se acompanharia os mágicos ou a dupla de policiais formada por Mark Ruffalo e Mélanie Laurent. Isso acaba prejudicando um pouco o desenvolvimento de personagens e talvez até diminuindo a empatia que temos por eles, algo que poderia ser resolvido com um pouco mais de tempo em cena.

Apesar de tudo, não existe muito do que se reclamar, já que Now You See Me é honestamente descomprometido e seria até um pouco boçal exigir demais de um filme que nunca quis ser uma obra-prima. Talvez, para quem torce o nariz para as típicas formulas dos ‘heist movies’, esse filme não seja nada demais, mas quem gosta certamente vai se deparar com uma obra redonda, que diverte e empolga na medida certa, sendo uma ótima pedida para quem quer entretenimento de excelente qualidade.


Texto: Vinicius Ricardo Tomal
Edição: Renata Bossle

RELACIONADOS

0 recados