Livros: Breakfast at Tiffany's - The Official 50th Anniversary Companion

Quando um filme é tão adorado quanto Breakfast at Tiffany's , acho natural que se escreva muito sobre ele. Há muitos livros que valo...


Quando um filme é tão adorado quanto Breakfast at Tiffany's, acho natural que se escreva muito sobre ele. Há muitos livros que valorizam as fotos e outras publicações que ficam mais centradas na figura de Audrey Hepburn. No entanto, apenas Breakfast at Tiffany's: The Official 50th Anniversary Companion traz o nome do estúdio (Paramount) na contracapa e a palavra ‘official’ no título.

Lançado em 2010, esse volume em capa dura da editora Pavilion Books chegou às livrarias um pouco antes do aniversário real do filme, que estreou nos Estados Unidos em cinco de outubro de 1961. Com uma capa no famoso ‘azul Tiffany’, o livro foi escrito pela jornalista e biógrafa Sarah Gristwood e tem apenas 192 páginas em tamanho A4, que passam rápido por quem está interessado em saber mais.

Felizmente, as informações não se limitam aos atores e personagens, mas trazem detalhes da produção, como os constantes desentendimentos com o autor da história original, Truman Capote. No caráter de ‘oficial’, o livro trata Breakfast at Tiffany's como uma grande obra-prima do cinema, mas não deixa de abordar seus problemas, inclusive a (atualmente) polêmica escolha de Mickey Rooney para o papel de Mr. Yunioshi.

Além disso, embora Sarah tenha procurado trazer um pouco sobre cada aspecto da produção, a autora também tinha consciência do que o público busca em um livro assim. Dessa forma, há um capítulo inteiro dedicado a Audrey Hepburn e toda a mística que a envolve. Também receberam destaque a famosa cena da festa e outros membros do elenco, como George Peppard e Patricia Neal, além do diretor Blake Edwards e do roteirista George Axelrod.

Diferente do The Hugo Movie Companion, esse livro se parece menos com um extra de DVD. Ele é consciente de todo o caráter icônico da obra e procura trazer pesquisas, interpretações críticas e informações bem embasadas, sendo mais adequado em forma impressa. A obra também traz reproduções de documentos e cartas da época, que se encaixam com o contexto do que está escrito (ao contrário do que acontece em The Godfather: The Official Motion Picture Archives).

Repleto de fotos do filme e dos bastidores (obviamente, isso não poderia faltar!), esse livro é verdadeiramente um sonho para todos os fãs do filme. O acabamento gráfico é impecável, elegante e muito bem cuidado. Breakfast at Tiffany's: The Official 50th Anniversary Companion é caprichado, completo e sincero. Mais do que uma decoração para a mesa de centro, o livro – assim como o filme – é uma joia preciosa.

RELACIONADOS

0 recados