Livros: FilmCraft - Directing

Foi com grande alegria que descobri há alguns meses a coleção FilmCraft , da editora Focal Press. Ao contrário da maior parte de séries d...

Foi com grande alegria que descobri há alguns meses a coleção FilmCraft, da editora Focal Press. Ao contrário da maior parte de séries de livros sobre cinema – que se dedicam a personalidades específicas ou a gêneros –, essa é sobre as funções que fazem o cinema acontecer. Ou seja, a volumes sobre edição, fotografia, roteiro, produção, figurino, criação de cenários e, claro, direção.

Escrito por Mike Goodridge, FilmCraft: Directing se diferencia um pouco dos demais por não tentar explicar exatamente como se dirige um filme, mostrando apenas o ponto de vista de diversos diretores, selecionados a dedo pelo autor. Ele entrevistou 16 (ou seriam 17?) profissionais ainda em atividade sobre o início de carreira, aprendizados, estilos, modo de trabalho, relação com os atores e também pediu por conselhos para quem quer começar a trabalhar na área.

Os diretores que aparecem no livro são: Pedro Almodóvar, Olivier Assayas, Susanne Bier, Nuri Bilge Ceylan, Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne (no livro, os irmãos contam como um só), Guillermo Del Toro, Clint Eastwood, Stephen Frears, Terry Gilliam, Amos Gitai, Paul Greengrass, Michael Haneke, Chan-Wook Park, István Szabó, Peter Weir e Yimou Zhang.

Como se não bastasse, FilmCraft: Directing ainda traz cinco breves perfis de diretores que registraram seus nomes na história do cinema: Ingmar Bergman, John Ford, Jean-Luc Godard, Alfred Hitchcock e Akira Kurosawa. Pessoalmente, senti falta de Stanley Kubrick, mas o autor pediu desculpas por isso, afirmando que não teria espaço para acrescentar todos os nomes que gostaria.

Assim, é fácil mergulhar nos depoimentos e se deliciar com as experiências de vida relatadas. Cada um dos diretores tem suas próprias características e é possível se identificar com um em certo aspecto, com outro em outros e assim por diante. O livro também ajuda ao eliminar a figura do entrevistador e deixar as falas dos profissionais fluírem livremente.

Para completar, o formato quase quadrado do livro e o papel de gramatura elevada garantem um aspecto diferente e muito bonito – a vontade é de dedicar um espaço na estante para toda a coleção. Também há muitas imagens interessantes e boxes com informações extras, impedindo que a obra se torne monótona.

Para quem se interessa pelo trabalho dos diretores mencionados, vale a pena dar ao menos uma folheada no livro. FilmCraft: Directing não vai te ensinar a dirigir um filme, mas mostra histórias inspiradoras que podem fazer a diferença no seu dia!

RELACIONADOS

0 recados