O Melhor do Milênio (até agora): Cidade de Deus

O filme brasileiro mais aclamado de todos os tempos não poderia ficar de fora dessa lista! Cidade de Deus ganha muitos pontos não apenas...

O filme brasileiro mais aclamado de todos os tempos não poderia ficar de fora dessa lista! Cidade de Deus ganha muitos pontos não apenas por mostrar um retrato do país, mas por fazer isso de uma forma completamente única. O roteiro do filme, por exemplo, foi totalmente adaptado à linguagem dos atores, (quase) todos moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro. As marcações e linguagens de cena também passaram por esse processo colaborativo. Ou seja, trata-se de um cinema que só pode ser feito aqui.

A história acompanha dois garotos que crescem na favela Cidade de Deus, conhecida por sua crescente violência. Nesse lugar, Dadinho (Douglas Silva) se transforma em Zé Pequeno (Leandro Firmino), um perigoso traficante de drogas. Já Buscapé (Luis Otávio e Alexandre Rodrigues) decide que quer virar fotógrafo.

Repleto de palavrões e tiros, esse filme chocou muita gente em 2002 – e ainda é capaz de impressionar. Afinal, trata-se de uma realidade que está muito próxima, mas é indesejada. Ao mesmo tempo em que percebemos que não adianta fechar os olhos, nos deparamos com uma situação que se arrasta há muitos anos.

Cidade de Deus também foi o caminho encontrado por Fernando Meirelles para mostrar seu cinema para o mundo. Um diretor caprichoso e ao mesmo tempo econômico, ele mostrou que sabe levar um estilo próprio para as telas (o que sempre merece ser valorizado). Vale lembrar que a repercussão não se limitou ao Brasil, de modo que a produção recebeu quatro indicações ao Oscar: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

Data de lançamento: 2002
Direção: Fernando Meirelles
Duração: 130 min

RELACIONADOS

1 recados

  1. O maior filme brasileiro de todos os tempos, ao lado de Pixote e Ônibus 174.

    ResponderExcluir