O Melhor do Milênio (até agora): District 9

Desvirtuar um gênero é algo sempre recomendado para jovens escritores/cineastas, mas não é tão fácil assim. Um exemplo de sucesso dessa t...

Desvirtuar um gênero é algo sempre recomendado para jovens escritores/cineastas, mas não é tão fácil assim. Um exemplo de sucesso dessa tática é District 9, que o diretor e roteirista Neill Blomkamp adaptou a partir de seu próprio curta-metragem Alive in Joburg – com o apoio do produtor Peter Jackson.

A premissa do filme é que uma nave alienígena caiu na África do Sul. Sem conseguir voltar para seu planeta nativo e sem intenções de dominar os humanos, os extraterrestres acabam confinados a um distrito que lembra uma favela. Quase trinta anos após o acontecimento, um funcionário do governo, Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), acaba entrando em contato com a biotecnologia dos alienígenas e, aos poucos, se transforma em um deles.

Sem extraterrestres falando em inglês, procurando pelo presidente dos Estados Unidos, destruindo tudo o que encontram pela frente ou com medo de água, District 9 fala de pobreza, descaso, políticas governamentais ineficientes, preconceito e outras coisas não muito legais da natureza ou da sociedade humana. Tudo isso sem deixar de ser um filme sobre alienígenas com uma incrível tecnologia e querendo voltar para casa.

É uma história simples que poderia ter sido contada com um grupo de pessoas vivendo em condições precárias. No entanto, ao tornar os alienígenas tão incompreendidos, o cineasta explora tudo a partir de um ponto de vista mais interessante – e ainda atrai um público considerado para os cinemas.

Data de lançamento: 2009
Direção: Neill Blomkamp
Duração: 112 min

RELACIONADOS

0 recados