O Melhor do Milênio (até agora): The Departed

Mais um filme de Martin Scorsese ! Suponho que, por essa lista, ele possa ser considerado um dos melhores diretores em atuação no terceir...

Mais um filme de Martin Scorsese! Suponho que, por essa lista, ele possa ser considerado um dos melhores diretores em atuação no terceiro milênio. De qualquer modo, The Departed não poderia ficar de fora, pois se trata de uma obra inteligente, com uma edição ágil e adaptada de uma produção chinesa sem que houvesse a necessidade de refilmar a obra praticamente quadro a quadro (a propósito, o filme original se chama Mou gaan dou e também é digno dessa lista!).

Na trama, um policial disfarçado (Leonardo DiCaprio) entra na máfia irlandesa enquanto um membro da gangue (Matt Damon) consegue se infiltrar na polícia. Em pouco tempo, o trabalho dos dois se torna descobrir a identidade do outro sem entregar sua verdadeira posição.

Embora essa premissa possa parecer um pouco forçada, não é difícil acreditar que haja tanto policiais quanto mafiosos infiltrados nas linhas inimigas e as semelhanças físicas entre os atores ajudam o espectador a compreender como isso seria possível. Para completar, ambos foram levados até ali pelas circunstâncias, porque precisavam sobreviver em um mundo cruel.

Completamente envolvente, o filme consegue manter o espectador grudado na tela. A tensão surge através dos acontecimentos e na própria forma como a narrativa é construída, com poucas cenas de ação mais concentrada. Além disso, os diálogos são ótimos e todo o elenco caprichou nas interpretações.

Data de lançamento: 2006
Direção: Martin Scorsese
Duração: 151 min

RELACIONADOS

0 recados