O Melhor do Milênio (até agora): Million Dollar Baby

Clint Eastwood dirige filmes desde a década de 1970. Ele chamou muita atenção com Unforgiven , Space Cowboys e Mystic River , mas foi M...

Clint Eastwood dirige filmes desde a década de 1970. Ele chamou muita atenção com Unforgiven, Space Cowboys e Mystic River, mas foi Million Dollar Baby que o apresentou a uma nova geração. Eu, particularmente, acho isso incrível, pois não é – nem de longe – a primeira vez que unem boxe e uma história melodramática.

A princípio, trata-se de um filme sobre determinação e esperança. Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) é uma jovem que quer aprender a lutar e se tornar uma campeã. Assim, ela procura o relutante treinador Frankie Dunn (Clint Eastwood). Aos poucos, ela o conquista e consegue subir na carreira, mas não vou contar o que acontece para não estragar a surpresa de quem ainda não teve a oportunidade de assistir ao filme.

Na verdade, o filme é muito triste e coloca em pauta algumas questões polêmicas. Ao mesmo tempo, as ações dos personagens são compreensíveis, pois são pessoas complexas e dotadas de personalidade. Grande parte do mérito é do roteirista Paul Haggis, que se baseou no livro de histórias de F.X. Toole, que ele fez com base em memórias de seus anos de boxe.

Outra parte do mérito vai para o elenco, que caprichou em suas atuações. Hilary Swank e Morgan Freeman receberam um Oscar cada por seus trabalhos, enquanto Clint Eastwood ficou com uma indicação (mas ele ganhou o prêmio de Melhor Direção e Melhor Filme). Ou seja, ainda há espaço para as lágrimas nas salas de cinema.

Data de lançamento: 2004
Direção: Clint Eastwood
Principais nomes do elenco: Hilary Swank, Clint Eastwood, Morgan Freeman, Jay Baruchel e Anthony Mackie
Duração: 132 min

Conheça outros filmes do especial O Melhor do Milênio (até agora)!

RELACIONADOS

0 recados