O Melhor do Milênio (até agora): Shutter Island

Como eu gosto muito do trabalho de Martin Scorsese , é até um pouco suspeito Shutter Island estar nessa lista. Mesmo assim, acho que o f...

Como eu gosto muito do trabalho de Martin Scorsese, é até um pouco suspeito Shutter Island estar nessa lista. Mesmo assim, acho que o filme merece. É um dos melhores suspenses que vi nos últimos anos, gera bastante conversa após cada exibição, tem um elenco de primeira linha e um final ótimo (ainda que esse último tópico gere controvérsias).

Passado em 1954, o filme acompanha o policial Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio), que vai até um hospício para investigar o desaparecimento de uma criminosa. A princípio, presume-se que ela esteja escondida nas proximidades da instituição, mas outros acontecimentos fazem Daniels desconfiar de que existe algo estranho com o local.

A época escolhida para a história foi a opção perfeita por garantir o clima ‘ideal’ na instituição psiquiátrica – com direito a testes de novos tratamentos – e pelo próprio visual, simultaneamente charmoso e opressor. Ela ainda é complementada pelo cenário, que poderia ser paradisíaco se não fossem as constantes chuvas e o mar revolto.

Intrigante, dúbio e instigante, Shutter Island parece fazer parte de um gênero cinematográfico que saiu de moda. Por que não se fazem mais filmes como esse? Quero mais reviravoltas, surpresas, mistérios e dúvidas! Na verdade, quero apenas produções que estimulem ao invés de subestimarem a inteligência dos espectadores. É pedir muito?

Data de lançamento: 2010
Direção: Martin Scorsese
Duração: 138 min

RELACIONADOS

0 recados