O Melhor do Milênio (até agora): V for Vendetta

Quando você imaginava que o filme estava caindo no esquecimento, pessoas com máscaras de Guy Fawkes vão às ruas protestar contra o aumen...

Quando você imaginava que o filme estava caindo no esquecimento, pessoas com máscaras de Guy Fawkes vão às ruas protestar contra o aumento da passagem de ônibus, o governo corrupto e outros tipos de causas. Obviamente, o símbolo não é exclusivo de V for Vendetta, mas imagino que ele não seria tão conhecido se não fosse por essa adaptação cinematográfica dos quadrinhos de David Lloyd.

Em uma sociedade oprimida, uma figura misteriosa conhecida apenas como V (Hugo Weaving) utiliza táticas de guerrilha para lutar contra o totalitarismo. Nesse contexto, quando salva a jovem Evey (Natalie Portman) da polícia secreta, ele também acaba encontrando sua melhor chance de ter um aliado.

Repleto de críticas aos sistemas de governo e econômicos – sem se esquecer de alguns políticos específicos (com óbvio destaque para Margaret Thatcher), o filme é uma obra fascinante e cheia de facetas, especialmente à primeira vista. Não dá para negar que ele perde um pouco do encanto à medida que é visto e revisto, mas sempre há espaço para redescobertas.

Na verdade, um dos grandes méritos da produção é mostrar que é possível conquistar o público com uma obra de conteúdo. Por mais que vários filmes consigam obter sucesso assim, parece que Hollywood sempre esquece. Além disso, também há a versatilidade e a beleza de Natalie Portman. Sim, ela é linda mesmo sem cabelo! 

Data de lançamento: 2005
Direção: James McTeigue
Duração: 132 min

RELACIONADOS

0 recados