Divagações: Anchorman 2 - The Legend Continues

Apesar do título nacional não ajudar na identificação, Anchorman 2: The Legend Continues está nos cinemas! Já aviso que, por mais que nã...

Apesar do título nacional não ajudar na identificação, Anchorman 2: The Legend Continues está nos cinemas! Já aviso que, por mais que não seja necessário assistir Anchorman: The Legend of Ron Burgundy, há algumas referências bem diretas ao longa anterior, o que dá um sentimento nostálgico às piadas.

Devo confessar que não sou grande conhecedora do ‘gosto popular’ no que se refere a comédias, mas acredito que o público brasileiro pode apreciar o filme. Afinal, ele tenta equilibrar muitas bobagens, uma boa quantidade de referências e algumas sacadas um pouco mais inteligentes. A direção é novamente de Adam McKay, que divide os créditos de roteiro com Will Ferrell.

Na história, Ron Burgundy (Will Ferrell) acaba perdendo seu emprego enquanto sua esposa, Veronica Corningstone (Christina Applegate), é promovida. Contudo, ele logo é recrutado por uma nova emissora, que planeja transmitir notícias 24 horas por dia – algo inédito para a época. Lembrando: o filme se passa no final dos anos 1970, de modo que o figurino e os cabelos são memoráveis.

Assim, para fazer um programa inesquecível, ele reúne seus antigos companheiros: Brick Tamland (Steve Carell), Brian Fantana (Paul Rudd) e Champ Kind (David Koechner). Obviamente, Ron também não demora em arrumar confusões com o principal jornalista do canal, Jack Lime (James Marsden), e sua nova chefe, Linda Jackson (Meagan Good).

Anchorman 2: The Legend Continues está longe de ser um filme com humor refinado. Como disse anteriormente, por mais que a produção tente trazer elementos mais inteligentes, trata-se de um humor mais debochado, com direito a piadas físicas, preconceituosas (de uma forma que quase não ofende ninguém!) e muitas tolices. Quem aprovou o humor do primeiro, vai perceber que o nível se manteve, embora sem tantas frases de efeito (as melhores são justamente as que foram recicladas).

A propósito, com os ingressos de cinema tão caros, imagino que muita gente resolva esperar para assistir em casa. Acho perfeitamente válido, mas, pessoalmente, gosto mais de ver esse tipo de comédia em uma sala de cinema, onde a reação do público também conta. Rir com desconhecidos sempre torna as coisas mais engraçadas!

Como jornalista, gostei de algumas críticas que foram colocadas, por mais que nada seja aprofundado e tudo vire uma grande piada com a situação atual da mídia. Ron Burgundy e seus amigos representam tudo o que os profissionais da área não deveriam ser, mas não é tão difícil assim encontrar gente real utilizando os mesmos ‘truques’ para ganhar audiência.

Já como cinéfila, mais uma vez adorei as participações especiais. Em uma cena feita exclusivamente para isso temos Sacha Baron Cohen, Marion Cotillard, Will Smith, Kirsten Dunst (não pisque), Jim Carrey, entre outros. Ela não é tão absurda quanto a sequência similar do primeiro filme, mas também rende bons momentos.

Anchorman 2: The Legend Continues é exagerado, louco, estúpido, genial e absolutamente divertido (infelizmente, muita coisa se perde nas legendas, então, mantenha os ouvidos atentos). Quem está sentindo falta de rir com vontade no cinema, precisa aproveitar essa oportunidade.


Outras divagações:

RELACIONADOS

0 recados