Divagações: Safety Not Guaranteed

Um dos nomes do momento, Aubrey Plaza é bonita, mas não quer ficar conhecida como mais um corpão de Hollywood. Em Safety Not Guaranteed ...

Um dos nomes do momento, Aubrey Plaza é bonita, mas não quer ficar conhecida como mais um corpão de Hollywood. Em Safety Not Guaranteed, por exemplo, ela tem um jeito de gente comum, com uma cara de cansaço e um cabelo não muito glamoroso. Isso fica bem claro quando há cenas em que ela, interpretando uma estagiária, tem a função de trocar o papel higiênico do banheiro – sem ser boa nisso.

O filme conta a história de uma cobertura jornalística. Sem idéias de assunto, um jornalista boa-vida, Jeff (Jake Johnson), encontra no jornal de uma cidade litorânea um anúncio de um cara procurando um companheiro para viajar no tempo. O objetivo, claro, é reencontrar uma ex-namorada, Bridget (Mary Lynn Rajskub).

Para efetivamente trabalhar, ele leva dois estagiários na viagem: a mal-humorada Darius (Aubrey Plaza) e o estudioso Arnau (Karan Soni). Obviamente, o rapaz acaba se deixando envolver pela filosofia de Jeff e cabe a Darius lidar com o dito viajante do tempo, Kenneth (Mark Duplass), que acredita estar sendo perseguido e espionado todo o tempo.

Basicamente estreantes na indústria cinematográfica, o diretor Colin Trevorrow e o roteirista Derek Connolly trabalham bem em conjunto, construindo uma boa trama e personagens bastante críveis. Assim, até mesmo Jeff, que poderia ser deixado como caricato sem grandes prejuízos ao resultado final, acaba ganhando algumas dimensões no decorrer do filme.

De forma geral, o filme é bastante modesto e dá até para imaginar o que um orçamento mais farto poderia oferecer (talvez até algumas reviravoltas mais interessantes). Sem ficar devendo para ninguém, Safety Not Guaranteed mostra que tem talentos consideráveis em seus créditos, tendo potencial para, no futuro, ser apenas um cartão de visitas interessante (mas não deixe de ver o filme só porque eu falei isso!).

Como comédia, o filme consegue fazer rir sem apelar. Há alguns momentos mais óbvios, mas tudo é bem costurado com a história e ocorre naturalmente. Ao mesmo tempo, não se trata de uma comicidade escrachada, pendendo levemente para o romântico (sem chegar a assustar os que são avessos a cenas melosas) e para a ficção-científica (sem afastar quem não está a fim de uma conversa-cabeça). Obviamente, não recomendo para quem está em busca de uma boa ficção-científica ou de um grande romance, pois esse não é o objetivo.

No final das contas, dá para dizer que o filme é focado em pessoas comuns, que cometem erros bobos e têm todo o tipo de sonhos e ambições. Para isso, é claro, o filme depende muito de seus atores e eu acredito que foram feitas as escolhas certas. Aubrey tem escolhido seus trabalhos com cuidado e esse texto foi pensado nela. Mark Duplass também está ótimo, além de praticamente irreconhecível como um esquisitão de meia-idade (ele tinha 35 na época das filmagens).

Colocando em questões valores preestabelecidos e brincando com o impossível, Safety Not Guaranteed apresenta um cotidiano cinzento para todos os seus personagens, oferecendo apenas alguns momentos mais felizes para cada um. O mote é: o mundo não é bonito, mas sempre podemos mudar nossa realidade.

RELACIONADOS

0 recados