Divagações: New York, I Love You

Eu adoraria conhecer Nova York! Enquanto não ganho na loteria, contudo, fico muito feliz em assistir a New York, I Love You . O filme reú...

Eu adoraria conhecer Nova York! Enquanto não ganho na loteria, contudo, fico muito feliz em assistir a New York, I Love You. O filme reúne diferentes visões sobre a cidade, cada uma tentando retratar uma localidade específica. Ou seja, são várias pequenas histórias – que nem ao menos se cruzam – ao invés da tradicional trama dos longas-metragens.

Com segmentos dirigidos por Fatih Akin, Yvan Attal, Allen Hughes, Shunji Iwai, Wen Jiang, Shekhar Kapur, Joshua Marston, Mira Nair, Natalie Portman e Brett Ratner, o filme mantém certa unidade graças às transições de Randall Balsmeyer. Há muitas línguas e sotaques, uma mistura de gêneros narrativos e conflitos de todos os tipos. O que mais eu poderia esperar de uma grande metrópole como Nova York? Um pouco mais de neve, talvez?

Na verdade, não posso reclamar. Os diretores tinham apenas 24 horas para filmar e uma semana para editar suas participações. Um desafio e tanto! Também é preciso observar o esforço do elenco, que inclui diversos nomes interessantes, tais como Andy Garcia, Anton Yelchin, Blake Lively, Bradley Cooper, Chris Cooper, Christina Ricci, Ethan Hawke, Hayden Christensen, Irrfan Khan, James Caan, John Hurt, Julie Christie, Justin Bartha, Maggie Q, Natalie Portman (e não no segmento que ela dirige), Olivia Thirlby, Orlando Bloom, Rachel Bilson, Robin Wright e Shia LaBeouf. A propósito, coloquei os nomes em ordem alfabética para não estragar a surpresa de quem atua com quem!

Vale observar que a ideia de New York, I Love You não era nova, pois dá continuidade a Paris, je t'aime, lançado dois anos antes. Mas o sucesso garante continuidade. Seguindo o mesmo padrão, já foram realizados Moskva, ya lyublyu tebya! e Rio, Eu te Amo, enquanto as versões de Xangai e Jerusalém devem acontecer na sequência.

No caso desse filme, as histórias trazem um ladrão de carteiras que encontra um rival a altura (fique atento para acompanhar direitinho o que acontece), uma judia ortodoxa que tem uma conversa com um homem de negócios indiano às vésperas de seu casamento (eles falam muito e muito rápido), um compositor que precisa ler livros complexos (resultado regular), um escritor que tenta seduzir uma mulher na rua (típico!), um rapaz que leva uma menina em cadeira de rodas para o baile da escola (divertido), um homem e uma mulher que estão prestes a se encontrar (promissor, mas só), uma cantora aposentada que pensa em cometer suicídio (confuso, mas interessante), um homem que leva uma criança para o Central Park (delicado), um pintor que busca por uma modelo (poético) e um casal que sai para caminhar no aniversário de casamento (charmoso).

Há muitas boas ideias reunidas em único filme, embora a crítica mais ferrenha seja a de que ele acaba falhando em representar a cidade. Realmente, New York, I Love You encontra com algumas pessoas, mas não trata Nova York como uma personagem. Muitas figuras da cidade devem ter ficado de fora – assim como os segmentos dirigidos por Andrey Zvyagintsev e Scarlett Johansson (disponíveis nos extras do DVD).

Mesmo assim, não dá para ignorar que fica um gostinho na boca, uma vontade de querer explorar mais a fundo aqueles cenários, conhecer mais pessoas. Será que dá para sonhar com uma continuação?

RELACIONADOS

0 recados