Divagações: The Chronicles of Narnia - The Lion, the Witch and the Wardrobe

Ao contrário do que muitos desavisados esperavam na época do lançamento, The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe ...

Ao contrário do que muitos desavisados esperavam na época do lançamento, The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe não é uma mistura de Harry Potter e The Lord of the Rings. Sinceramente, acho que essa é uma das principais razões para a série não ter sido exatamente um grande sucesso de bilheteria, mas também existe o fato de que ela talvez seja um pouco antiquada.

Durante a II Guerra Mundial, quatro irmãos ingleses são enviados para passar uma temporada no campo, longe dos bombardeios que castigavam Londres. A mais nova, Lucy Pevensie (Georgie Henley), encontra nesse lugar um guarda-roupa com uma passagem para um lugar fantástico chamado Narnia. Seus irmãos, contudo, não acreditam nela.

O irmão mais velho, Peter (William Moseley), está mais preocupado em lidar com suas novas atribuições como homem da família; em seguida, Susan (Anna Popplewell) também tem sua parcela de novas responsabilidades, o que ela agarra com orgulho; por fim, Edmund (Skandar Keynes) sente inveja de Peter e saudades do seu pai, tendo dificuldades para lidar com todas as mudanças. Eventualmente, todos vão para Narnia e precisam lidar com novas versões de seus velhos problemas.

The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe tem uma moral bem estabelecida e personagens que são facilmente comparáveis a figuras religiosas. Essa é uma leitura válida e academicamente aceita da obra de C.S. Lewis, mas não precisa ser a única. Assim como acontece em El Laberinto del Fauno, esse filme traz uma realidade criada por personagens infantis que precisam lidar com assuntos muito maiores que eles mesmos. O resultado é um universo onde tudo é muito maior e mais assustador, mas também é mágico.

Visualmente, o filme é muito caprichado e consegue se manter crível mesmo após alguns anos. Alguns efeitos especiais não envelheceram tão bem, mas o nível geral é bem convincente. O leão Aslan (voz de Liam Neeson) talvez seja a questão mais complicada, mas ele não aparece o suficiente para incomodar. Já o fauno Tumnus (James McAvoy) poderia ser melhor resolvido, enquanto a White Witch (Tilda Swinton) é absolutamente perfeita. A propósito, vale acrescentar que as crianças são acompanhadas por um elenco de peso, que também inclui Jim Broadbent.

Além disso, as belas paisagens também ajudam na composição desse mundo maravilhoso. Por mais que as continuações tenham se esforçado, nenhuma é tão bonita quanto The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe. E a música de Harry Gregson-Williams não poderia ser mais acertada.

Infantil e poético, o filme sonha alto e não chega a realizar tanto quanto poderia nas mãos do diretor e roteirista Andrew Adamson. Talvez a produção tenha lidado com expectativas muito altas, mas a verdade é que esse não é um filme para um público muito amplo. Os livros funcionam melhor nesse aspecto, principalmente quando lidos para crianças pequenas, ao passo que essa produção exige uma compreensão um pouco maior de seus significados. Não se trata apenas de uma história, mas de um grande e significativo mito.


Outras divagações:

RELACIONADOS

0 recados