Oscar 2015: Perspectivas para a noite de domingo (22)

E falta pouco para a grande noite do cinema! É verdade que o Oscar não tem mais o glamour e o prestígio de outros tempos, mas ainda se tr...

E falta pouco para a grande noite do cinema! É verdade que o Oscar não tem mais o glamour e o prestígio de outros tempos, mas ainda se trata de uma premiação importante, dada pelos pares, e que representa o poderio da indústria. As celebridades estarão todas reunidas em uma competição de vaidades, mas vai sobrar espaço para pessoas autênticas divulgarem a que vieram.

Provavelmente, a noite será de Boyhood e Birdman. As duas produções serão premiadas, mas nenhuma das duas vai acumular um número grande de prêmios. Afinal, The Grand Budapest Hotel também está na briga e a Academia parece bem dividia entre seus favoritos.

A presença de American Sniper, que inicialmente surpreendeu a todos, agora parece mais acertada e é provável que a Academia não sinta vergonha dela. Afinal, o filme conseguiu se sair bem nas bilheterias e deve atrair alguma audiência – estadunidense, claro – para a premiação.

Mas não é só isso! Eu gostaria muito que produções como Whiplash e Mr. Turner não saíssem de mãos vazias. Elas podem não trazer grandes avanços tecnológicos ou narrativos, mas são bons filmes, feitos com carinho e cuidado. O que mais se pode pedir?

Quem quer algum tipo de posicionamento político pode esperar, mas só nos discursos de celebridades engajadas. As escolhas da Academia desse ano ignoraram as minorias e mesmo as atrizes acabaram ficando um pouco de lado. Hollywood está mais preconceituosa? Não, só perceberam que não estavam enganando ninguém.

Ah, sim... A noite de domingo promete ser divertida. Tenho esperanças que Neil Patrick Harris coloque todo mundo para cantar e dançar com empolgação e muito brilho. Ele é ágil, sabe improvisar e tem uma boa experiência de palco, inclusive como apresentador de prêmios importantes. Vai ser um suspiro de novidade!

Para acompanhar a premiação com o Cinema de Novo, visite a página do blog no Twitter! Além disso, clique aqui para relembrar o especial do Oscar 2015.

Até lá!

RELACIONADOS

0 recados