Guia de Férias: Drama + Histórico

As produções abaixo têm muito em comum com os dramas de temas contemporâneos, mas devemos acrescentar a dificuldade em trazer à tona uma épo...

As produções abaixo têm muito em comum com os dramas de temas contemporâneos, mas devemos acrescentar a dificuldade em trazer à tona uma época diferente da nossa e torná-la crível. Além disso, é preciso considerar as questões levantadas não apenas em relação ao ano em que a história se passa, mas também a quando o filme foi feito.

1. Saul Fia

A humanidade ainda não está em paz com os acontecimentos da 2ª Guerra Mundial. Talvez seja bom que esse dia nunca chegue. Afinal, precisamos nos manter sensíveis a histórias como essa para continuarmos a sermos seres humanos.


2. Suffragette

A luta das mulheres pela igualdade, tão em voga atualmente na grande mídia, começou a incomodar a sociedade com a exigência do direito de voto. Hoje, pode parecer uma questão estranha, mas participar de decisões ainda é uma impossibilidade para muitas.


3. Selma

Aqui temos mais uma história de luta por igualdade – e ela também é motivada pelo direito ao voto. A democracia não é o sistema perfeito, mas é um dos poucos que pode ser aprimorado. Mesmo assim, isso envolve muito sofrimento e luta.


4. 12 Years a Slave

Esse é o drama de um único homem. As fontes da história são questionáveis, mas a verdade é que não é tão difícil acreditar no que aconteceu. Mais uma vez, um filme levanta a necessidade de questionarmos crenças e comportamentos.


5. Macbeth

A tradicional história do teatro foi levada mais uma vez ao cinema. Apoiado por um visual impecável e atuações magistrais, esse filme é uma obra de arte que segue viva porque continuaremos a valorizar a ambição e a sentir culpa por causa dela.


Continue acompanhando o Guia de Férias no Cinema de Novo.

RELACIONADOS

0 recados