Indicação: Filmes de 2016 e o Teste de Bechdel

Nesse mundo em que vivemos, muita gente ainda nega que existe machismo. Ainda bem que existem algumas ferramentas simples que apontam para e...

Nesse mundo em que vivemos, muita gente ainda nega que existe machismo. Ainda bem que existem algumas ferramentas simples que apontam para evidências bem claras. No cinema, no teatro e na literatura, um dos métodos mais simples é o Teste de Bechdel. Para aplica-lo, basta responder às seguintes perguntas: (1) A obra tem, pelo menos, duas mulheres? (2) Elas conversam entre si? (3) Elas falam sobre algum tema que não seja um homem?

Para que a produção passe no teste, a resposta das três perguntas precisa ser “sim”. E é impressionante a quantidade de filmes que não consegue nem isso. O site Bustle selecionou 20 produções de 2016 – entre campeões de bilheteria e favoritos das premiações – para submetê-las ao teste.

Clique aqui para o relatório completo, que também inclui outras análises (como a independência das personagens, a presença de mulheres negras e outras questões a serem observadas). Só é uma pena que a amostra seja tão pequena!

Aprovados:


Reprovados:

Que feio, hein?

RELACIONADOS

0 recados