Quem faz terror: Julia Ducournau

Ainda não se sabe muito bem que rumos a carreira de Julia Ducournau deve tomar – mas o fato é que ela começou muito bem. A diretora, que ti...

Ainda não se sabe muito bem que rumos a carreira de Julia Ducournau deve tomar – mas o fato é que ela começou muito bem. A diretora, que tinha apenas um curta-metragem e um filme para a televisão no currículo conseguiu levar Grave para uma variedade enorme de festivais. Por mais que não tenha sido a cineasta mais premiada do ano, ela recebeu algumas honrarias e, sem dúvida, chamou atenção por onde passou.

Ela nega que seu filme tenha sido feito para assustar (inclusive, diz que nem se trata exatamente de um filme de terror), mas sua abordagem foi bastante chocante e o assunto é tabu em muitas culturas (a maior parte delas, eu diria). O discurso, entretanto, é de liberdade – para contar histórias, para se comportar, para trazer o conflito de gêneros às telas da maneira como ela bem entender.

Tendo David Cronenberg como uma de suas inspirações, Julia Ducournau ainda não anunciou o que pretende fazer na sequência. Mas eu espero que o que quer que seja consiga ser tão incômodo quanto seu filme anterior.



País: França
Data de nascimento: 18 de novembro de 1983

Filmes de destaque:


Próximos filmes:
  • Não há nada confirmado



Frase:
“Em todos os filmes, as mulheres têm que ser lindas e em forma ou qualquer que seja o inferno. Mas não: mulheres peidam, cagam, mijam, arrotam. É por isso que você pode se relacionar com elas, porque elas não são essas criaturas celestiais. Eles são pessoas reais com sentimentos reais, e quando elas caem, elas caem”. (The Guardian, março de 2017)

Prêmios recebidos:
  • Fantastic Fest: Melhor Direção da Próxima Onda por Grave
  • Festival de Cannes: Prêmio Small Golden Rail por Junior e Prêmio Fipresci por Grave
  • Festival de Cine de Sitges: Prêmio de Revelação em Direção, Prêmio do Júri Carnet Jove e Prêmio Méliès d'Argent de Melhor Longa-metragem Europeu por Grave
  • Film Fest Gent: Prêmio Exploração por Grave
  • International Online Cinema Awards: Melhor Filme em Língua Não-inglesa por Grave
  • London Film Festival: Melhor Estreia por Grave
  • Monster Fest: Monstro de Ouro por Grave
  • Palm Springs International Film Festival: Direção de Destaque por Grave

Clique aqui para ver o Especial Terror completo!

RELACIONADOS

0 recados