Quem faz terror: Karyn Kusama

Houve um tempo em que assinar a direção de um filme antes dos 30 anos era considerado um grande feito. Aos 27 anos, Karyn Kusama já tinha e...

Houve um tempo em que assinar a direção de um filme antes dos 30 anos era considerado um grande feito. Aos 27 anos, Karyn Kusama já tinha experiência como assistente de direção, editora e produtora de filmes independentes e vídeos musicais. Assim, quando lançou seu filme de estreia – Girlfight – assinando direção e roteiro, isso foi apenas um passo natural em sua carreira. Mas o fato da produção ter feito sucesso em Sundance e Cannes deu a notoriedade necessária para seus passos seguintes (por mais que ela tenha tropeçado nas exigências dos estúdios e não tenha ficado muito feliz com o resultado de Æon Flux).

Nos últimos anos, a diretora tem se dedicado bastante à televisão, participando da equipe de séries inovadoras e arriscadas. Mas seu relacionamento de longa data com o cinema e, mais especificamente, com o cinema de terror não deve terminar tão cedo.

Seus últimos três longas-metragens foram voltados para o gênero, explorando personagens femininas fortes e até mesmo experiências pessoas para contar suas histórias. Uma de suas principais características é aprofundar temas que já foram abordados de maneira mais rasa em outras histórias, fazendo com que suas produções tragam uma experiência bastante única. Não é à toa que uma de suas maiores influências foi, justamente, Rosemary's Baby.



País: Estados Unidos
Data de nascimento: 21 de março de 1968

Filmes de destaque:


Próximos filmes:



Frase:
“Às vezes, o mal está na forma de um palhaço maligno, às vezes, o mal está na forma de políticas e legisladores, e às vezes é uma máscara mortuária sorridente e tem algo visceralmente aterrorizante nisso. Mas eu quero enfrentar tudo e gritar de volta na cara deles. Estou tentando dar sentido ao meu terror do mundo fazendo esses filmes”. (IndieWire, fevereiro de 2017)

Prêmios recebidos:
  • Festival de Cannes: Prêmio da Juventude de Melhor Filme Estrangeiro por Girlfight
  • Festival de Cine de Sitges: Melhor Filme por The Invitation
  • Festival du cinéma américain de Deauville: Grande Prêmio Especial por Girlfight
  • Festival Européen du Film Fantastique de Strasbourg: Octopus de Ouro de Melhor Filme por The Invitation
  • Festival international du film fantastique de Neuchâtel: Prêmio Internacional da Crítica por The Invitation
  • Gotham Awards: Open Palm Award por Girlfight
  • Las Vegas Film Critics Society Awards: Sierra Award de Melhor Mulher Estreante por Girlfight
  • Semana Internacional de Cine de Valladolid: Espiga de Plata por Girlfight
  • Sundance Film Festival: Prêmio do Júri - Drama e Melhor Direção - Drama por Girlfight

Clique aqui para ver o Especial Terror completo!

RELACIONADOS

0 recados