Oscar 2018: Melhor Direção - Christopher Nolan (Dunkirk)

Apesar de ser um diretor muito elogiado e de seus filmes frequentemente terem grandes qualidades técnicas, Christopher Nolan nunca parece t...

Apesar de ser um diretor muito elogiado e de seus filmes frequentemente terem grandes qualidades técnicas, Christopher Nolan nunca parece ter grandes chances de efetivamente levar a estatueta para casa. Este ano, para variar, ele não é o favorito, mas não falta quem o considere como uma segunda opção bastante válida para os votantes.

Afinal, por mais que Dunkirk não seja considerado um dos “grandes filmes” da noite, ele está em um número suficiente de categorias relevantes e é uma obra bastante elogiada. Caso a Academia opte por dividir os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção entre produções diferentes – o que tem sido bastante comum nos últimos anos – essa é uma boa opção.

Razões para ganhar: É um diretor que já mostrou a que veio ao longo dos últimos anos. Além de não ser um novato na festa, ele mantém um alto padrão de qualidade em seus filmes e possui uma conexão maior com o público que alguns de seus concorrentes. Essa é uma opção merecedora e, ao mesmo tempo, popular (e a festa está precisando disso).

Razões para perder: Apesar do filme ter sido bastante aclamado, essa é a primeira indicação do diretor nessa categoria e justamente por uma obra com irregularidades de ritmo e que não exatamente representa seu melhor. Considerando que a Academia tem outras boas opções, o prêmio de Nolan pode simplesmente ficar para a próxima oportunidade.

Indicações anteriores: Melhor Roteiro Original por Memento, Melhor Filme por Inception, Melhor Roteiro Original por Inception; esse ano, também foi indicado a Melhor Filme por Dunkirk

Esse trabalho rendeu prêmios em: AACTA International Awards, Capri Hollywood, Chicago Film Critics Association Awards, Denver Film Critics Society, Florida Film Critics Circle Awards, Fotogramas de Plata, Gaudí Awards, IGN Summer Movie Awards, Online Film & Television Association, Phoenix Critics Circle, Seattle Film Critics Awards, Utah Film Critics Association Awards, Washington DC Area Film Critics Association Awards

Próximos trabalhos: Não há projetos confirmados

Anterior: Melhor Ator Coadjuvante - Woody Harrelson (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri)
Próximo: Melhor Direção - Greta Gerwig (Lady Bird)

Leia a resenha de Dunkirk no Cinema de Novo!

RELACIONADOS

1 recados

  1. Ele merecia o Oscar! A verdade sempre amei o seu trabalho como diretor. Os filmes de Christopher Nolan são cheios do seu estilo, e logo se pode identificar quem esta responsável pela direção. Quando vi Dunkirk filme completo dublado automaticamente vi os detalhes que o caracterizaram. É um dos melhores filmes de ação , tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. Se vocês são amantes do trabalho dele este é um filme que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir