Oscar 2018: Melhor Roteiro Original - Lady Bird (Greta Gerwig)

Ao contrário do que acontece com Jordan Peele , a campanha de Greta Gerwig é mais fraca por aqui do que em Melhor Direção. Dessa forma, é b...

Ao contrário do que acontece com Jordan Peele, a campanha de Greta Gerwig é mais fraca por aqui do que em Melhor Direção. Dessa forma, é bem provável que ela não receba estatueta alguma esse ano – mas vamos combinar que as indicações já são uma honraria e tanto.

Mesmo assim, Lady Bird é um filme que vem com uma campanha forte e que não pode ser ignorado. O longa-metragem já era considerado praticamente uma certeza nessa categoria e ele vem acompanhado por uma torcida apaixonada. Se a Academia decidir que quer dar um prêmio para o filme – não importa qual seja – é possível (ainda que não seja exatamente muito provável) que essa seja a opção escolhida.

Razões para ganhar: É um trabalho bastante delicado e competente, onde pequenas sutilezas fazem toda a diferença e demonstram a imersão de Gerwig em relação a suas duas personagens principais. O filme também foi indicado a muitos prêmios relevantes, o que não deve gerar inseguranças entre os votantes.

Razões para perder: Como realizadora de uma obra bastante autoral, a cineasta acaba sendo, tradicionalmente, mais aclamada pela direção que pelo texto. Além disso, em meio a uma concorrência forte, um filme que aposta no dia a dia entre mãe e filha acaba soando comum (por mais que, no fundo, retratar isso de maneira convincente seja bem difícil).

Indicações anteriores: Essa é sua primeira indicação; esse ano, também foi indicada a Melhor Direção por Lady Bird

Esse trabalho rendeu prêmios em: Alliance of Women Film Journalists, Boston Society of Film Critics Awards, Central Ohio Film Critics Association, Chicago Film Critics Association Awards, Dallas-Fort Worth Film Critics Association Awards, Denver International Film Festival, Gay and Lesbian Entertainment Critics Association (Galeca), Houston Film Critics Society Awards, Indiana Film Journalists Association, Iowa Film Critics Awards, National Board of Review USA, National Society of Film Critics Awards USA, Palm Springs International Film Festival, Phoenix Critics Circle, San Diego Film Critics Society Awards, Satellite Awards, Seattle Film Critics Awards, Toronto Film Critics Association Awards, Women Film Critics Circle Awards

Próximos trabalhos: Isle of Dogs (atriz), Bergman Island (atriz)

Anterior: Melhor Roteiro Original - Get Out
Próximo: Melhor Roteiro Original - The Big Sick

Leia a resenha de Lady Bird no Cinema de Novo!

RELACIONADOS

0 recados