Guia de Férias: Drama + Contemporâneo

Essa talvez seja a categoria favorita nas cerimônias do Oscar: os filmes que trazem grandes dilemas da contemporaneidade. Para ser realmente...

Essa talvez seja a categoria favorita nas cerimônias do Oscar: os filmes que trazem grandes dilemas da contemporaneidade. Para ser realmente bom por aqui é necessário não apenas contar sua história de forma competente e emocionante, mas levantar questões que continuem relevantes mesmo depois que as luzes do cinema estiverem acesas.

1. Spotlight

Ainda que o filme tenha certo distanciamento histórico, as reportagens continuam frescas na memória e ainda impressionam. A pedofilia e a corrupção da igreja – sejam juntas ou separadas – precisam continuar a ser combatidas.


2. Room

Ainda que o filme traga uma situação extrema, traumas provocados pela violência são muito comuns. E a maneira como lidamos com as vítimas continua marcada pela falta de sensibilidade e de amor ao próximo.


3. Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)

Dilemas internos de uma pessoa perturbada podem não parecer um tema contemporâneo, mas as cobranças da sociedade, a busca pelo sucesso e tantos outros pontos levantados aqui fazem com que esse seja um dos filmes mais relevantes dos últimos anos.


4. Beasts of No Nation

A guerra parece um assunto distante para muitos de nós, mas ela faz parte do dia a dia de muitas pessoas no mundo – inclusive crianças. O cinema costuma valorizar as batalhas, mas também é preciso ser sensível às mazelas provocadas por conflitos armados.


5. A Single Man

O luto, a rejeição e o isolamento mostrados nesse filme são acompanhados também de uma grande força e de uma relação de amizade que ultrapassa qualquer barreira. Trata-se de uma obra extremamente pessoal e de uma sensibilidade única.


Continue acompanhando o Guia de Férias no Cinema de Novo.

RELACIONADOS

0 recados